Ajuda com compra de monitor novo

Pessoal, estou querendo trocar o monitor do meu computador, porém esse mercado de telas é cheio de poréns…

Atualmente eu tenho um monitor de 23" LED IPS, FHD, 60 Hz. Estou vendo de trocar por algum desses dois:

28" LED IPS, 4K, 60 Hz
27" LED IPS, WQHD, 165Hz

O objetivo é ter um monitor para trabalho (desenvolvimento de software, código em texto mesmo) e para jogos também.

Gostaria da opinião de vocês nessa questão. Não sei por onde começar a analisar, ou se eu tenho que analisar mais alguma outra questão… Me parece que o 4K não é tudo isso pelo o que eu já li ou assisti sobre… parece que ter mais frequência passa uma sensação melhor de uso… e 4K numa tela desse tamanho também parece não fazer sentido… não sei, preciso de ajuda nisso, se possível contando experiências sobre o uso dessas telas.

Obrigado!

[]`s

Qual o seu computador? o de 165Hz faria alguma diferença em jogos tipo Counter Strike que rodam até em torradeira tekpix e ficam com 200+ FPS com uma placa de vídeo simples e um processador decente… porém 60Hz é meio datado, apesar de usável.

O 4K ainda caminha aqui no Brasil, mas se você vai trocar de monitor, o ideal já seria buscar opções nessa resolução como investimento para longo prazo.

Os Hertz da tela refletem sua fluidez no uso, para games FPS, por exemplo, tendem a ser uma característica relevante devido a enorme ação e movimentos feitos durante uma jogatina.

Como apontado pelo @Keaton, 60Hz já é abaixo até dos padrões 1080p, eu descartaria qualquer opção inferior a 75Hz, que é o básico de hoje.

Este aqui pode ser uma boa opção para trabalho e games FPS. Apesar da tela não ser 4K, ela é superior ao 1080p, e você ainda leva uma frequência de atualização bem alta para média dos monitores.

Detalhes simples mas que valem uma atenção: número de portas para conexões, ajuste de altura e ângulo, e suporte vesa.

Para ser honesto, eu não vi muita diferença entre 60hz e 75hz para internet/filmes e quase nenhuma para jogos… se for para sair dos 60hz, que seja ao menos 120hz.

Ps.: sim, eu lembrei de ajustar nas configurações do monitor no Windows. 120hz faz muita diferença.

Ajuste de altura e angulo é dispensável, muito melhor pegar um com furação VESA e um suporte decente. (Pena que o F80N já não suporta monitor desse tamanho)

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.