Ainda vale investir num Chromebook em 2020?

Olá pessoal

Queria saber se vale a pena adquirir um Chromebook em 2020 somente para uso universitário (trabalho, pesquisas)? E qual seria a melhor indicação de chromebook? Ou tem outro produto que entrega mais?

Nunca vi muito apelo nos chromebooks. Para mim valeria mais a pena um tablet e um teclado Bluetooth, ou um laptop, se o uso for mais pesado.

Um dos grandes problemas do Brasil é que alguns produtos com propostas legais perdem o sentido aqui por conta do preço chegar deturpado.

Um deles seria os Chromebooks, que lá fora têm preços bem baratos e aqui essa economia toda não chega.

Levando isso em conta, acredito que por aqui não valha tanto a pena. Dá pra pegar notebooks de entrada por preços mais em conta ou semelhantes. E também tem a opção do tablet com teclado bluetooth que o @Rock sugeriu e na minha opinião pra estudos se faz até mais interessante.

3 curtidas

O Chromebook usa o Chrome OS que eh um Distro Linux. Vc pode rodar Aplicativos Android, Linux e Web Apps. Iniciei um Grupo no Facebook ha um mes sobre o Chrome OS e derivados dele (Chromium OS) Ali posto todos a noticias relacionadas ao Chrome OS.
1- https://chromeunboxed.com/lenovo-chromebook-duet-walmart-64gb-available-in-store-249/?fbclid=IwAR28m2FjNqPhI_iPmLOuKLaO5_Al6QjHXiQPoQJO2C8gOyKqeiieLBAbens

2- Lenovo launches new $230 Chromebook 3, $330 Chromebook Flex 3i 11.6-inch laptops | ZDNet

Chrome OS Facebook Grupo

No Brasil?
Provavelmente não, mas depende das suas prioridades.
Um Chromebook por aqui parece estar custando na casa dos R$1800, R$2000.
Por esse preço você pega deve conseguir um notebook com processador igual ou superior ao do Chromebook na mesma faixa e leva ainda mais armazenamento, um teclado completo (lembre-se que o teclado dos Chromebooks são diferentes, não possuem Caps Lock, Fn, Win key e as teclas F1~F12 são teclas de atalho pra funções específicas, então nada de Alt+F4) e um sistema operacional completo (debatível, mas eu acho o Chrome OS mais um Chrome mais robusto do que um OS de fato).
Duas possíveis vantagens do Chromebook são o peso (tendem a ser mais leves) e a bateria (tendem a durar mais).

5 curtidas

Amo o Chrome OS! Nunca testei com o uso de apps Android pra saber se resolver meu maior problema: não tinha suporte dos módulos de segurança bancários.

1 curtida

Eu nunca usei, e não conheço ninguém que tenha um, mas, por algumas questões até compraria se:

O valor fosse menos da metade do preço de um notebook, mesmo que superior, mas não muito.

Não eu precisasse usar nenhum programa específico como IDE de desenvolvimento, editores de imagem avançados e servidores.

Rodasse bem apps Android.

Tivesse mais armazenamento. Existem versões com 16G, vai instalar 10-15 apps já acaba o espaço.

E se meu foco fosse consumir conteúdo da internet mesmo. O que não é muito difícil para muitos perfis de pessoas.

E se usasse todo ecossistema da google, gmais, docs, drive, etc… Sei que não teria problemas de compatibilidade.

2 curtidas

Da pra instalar o Android Studio, VS Code e várias ferramentas de desenvolvimento, mas isso se deve ao fato de ter compatibilidade com terminal Linux e tal.

Você pode instalar uma distro de linux em vários chromebooks, então se o problema é OS limitado, você tem essa opção.
Inclusive existe uma distro feita pensando em chromebooks, o GalliumOS: https://galliumos.org/

Mas volta no que eu já mencionei. Pelo preço dessas máquinas aqui no BR vale mais a pena pegar um notebook de verdade.

Mas aí seria somente para edição de código, ou conseguiria compilar Java e rodar servidor local? No caso de usar usar uma VM com linux daria para desenvolver, mas acho que já é pedir demais. @centauro você se refere a substituir o ChromeOS certo? Só que cai realmente nessa questão que menciona: vale mais a pena comprar uma máquina melhor pelo valor. Legal essa distro heim!

Então. O Chrome os tem um subsistema Linux derivado do Debian (ou Ubuntu não tenho certeza), Então da pra instalar pacotes por apt, sendo assim, conseguindo instalar compiladores e ferramentas de desenvolvimento. No caso do Android Studio, pelo que pesquisei, funciona perfeitamente para compilar o App e tudo mais, pelo que vi na documentação do AS dá pra instalar da mesma forma que em um Debian ou derivado, com um pacote .deb e instalando dependências via terminal.

Não tenho chromebook, mas também já tive interesse em um desses, então pesquisei bastante antes de comprar, e no meu caso não vale a pena, são aparelhos muito caros pelo que oferecem tanto em hardware quanto em software. Tem chromebook sendo vendido no Brasil por R$1.700 com celeron 2gb de RAM e 16GB de armazenamento, praticamente inviável.

1 curtida

Eu até pensei em comprar um para usar como uma máquina focada apenas para estudos (só preciso de um leitor de PDF e acesso ao site do cursinho que eu uso), justamente para evitar distrações (tenho muita, mas muita dificuldade com isso). Se eu usar um notebook normal, quando eu vejo eu estou me dispersando e estudando tudo menos o que eu tenho que estudar.

Mas, infelizmente, no Brasil é inviável. Talvez usado valha mais a pena.

É, talvez seja possível mesmo instalar essas ferramentas, legal isso Lucas.

Já o Android Studio, se não tiver 8GB de RAM e SSD é um sofrimento, para trabalhar com o emulador aberto recomendo 12GB de RAM. Da pra desenvolver, mas a produtividade cai devido ao tempo de compilação/teste.

Por se tratar de x86 e Linux então deve ser mais fácil encontrar pacotes.

Eu acho o ChromeOS um sistema clean e interface legal, usaria sim, mas o hardware dos chromebooks no Brasil realmente não ajudam.

1 curtida

Um dos últimos lançamentos de Chromebook que me chamou a atenção foi o Lenovo Chromebook Duet (Lenovo Chromebook Duet - Google Chromebooks). Lá fora ele foi lançado com um preço interessante ainda mais por incluior na caixa o teclado e a capa (que no final deixa ele como uma versão mais humilde do Surface da Microsoft).

Ele é um tablet que usa ChromeOS (sim, é estranho, mas é isso mesmo). O interessante é ter à disposição o navegador Chrome, possibilidade de instalar apps android e além disso a possibilidade de rodar apps de Linux (ainda bem beta).

Pelos reviews que vi no youtube ele entrega um bom conjunto com uma tela full HD, um processador decente e a garantia de atualizações do Chrome OS até 2028. Muito, mas muito diferente dos tablets Android que quase nunca recebem grandes atualizações.

1 curtida

Esse Lenovo parece ser um hardware bem justo para um Chromebook, bem melhor que a da Samsung que vende aqui. É arquitetura Arm e mais forte que o Celeron, porém nessa arquitetura acho que não vai rodar ambientes de desenvolvimento e programas como no x86. Por isso o suporte a apps de linux ainda devem estar em teste.

O Chromebook na nossa realidade não é viável por alguns motivos, sendo os principais o preço praticado E a necessidade de conexão constante à internet. Esses equipamentos não são focados em terem armazenamento local generoso ou muito menos suficiente. Tudo é voltado pra ser usado na nuvem. Claro, ele é preparado pra ser usado offline se for preciso, mas ainda assim você fica limitado.

Nos EUA eles são febre pelo preço, tanto que respondem por quase metade das vendas de equipamentos portáteis. Com preços que lá começam em US$ 199 (ou até menos), fica difícil você escolher entre um e um notebook convencional ou mesmo um tablet. E por lá também a fartura de internet é maior, então isso não chega a ser um problema.

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.