Ainda vale a pena comprar um MacBook usado com chip Intel?

Eu acho que vale apena sim adquirir um usado, tem modelos usado em perfeitas condições, comprar um 2015 com configuração máxima é negócio. Referente ao sistema existe alternativa, como instalação do novo sistema via OpenCore ou Patched. Um MBP 2012 roda o macOS 12 via OpenCore, pois a Apple manteve o suporte a API metal.

Um amigo insiste em usar um Macbook pra gravação de audio, mas o computador tá um gargalo desgraçado (acho que ainda usa DDR3). Não entende que precisa vender e render-se as alternativas com Windows.

Eu achei que com o lançamento do Macbook com M1 o preço dos Macbooks com Intel iriam cair e eu poderia comprar um usado sem pagar tão caro, mas me enganei, os preços continuam altos.
Um Macbook Air M1 importado está valendo muito a pena, tem Macbook Pro usado com Intel sendo vendido por praticamente o dobro do preço.

1 curtida

O mercado de usados da Apple ainda pode ser bem interessante para quem conseguir achar uma bom pechincha, mas é fato que cada vez mais opções com M1 ou sucessores será mais recomendado para performance e longevidade do aparelho.

Quanto a uma das maiores vantagens de Macs Intel que ficou faltando na matéria é a possibilidade de rodar Windows x86 via Dualboot, um diferencial interessante para quem precisa do SO rival.

1 curtida

Eu vejo que para uma pessoa que realiza tarefas normais e não faz tanta questão de autonomia energética das novas versões, pouco importa os “desempenho a mais”…Pelo menos no meu entorno, usuários de MAC são profissionais advogados, administradores e médicos…Esses tirando talvez um benefício em autonomia, de resto nesse primeiro momento podem é ter prejuízos com incompatibilidades! Ex: certificação digital em tribunais…

Eu nunca fui fã do CxB dos Macs.

Fiz vários hackintoshs para clientes e amigos, os últimos com o Ideapad S145, que fica excelente e custa uma fração de um Mac usado.

Eu não sou muito fã de hackintoshs para notebooks, pois o resultado final fica mais em rodar um SO da Apple do que realmente dispensar um Macbook.

Afinal, hoje no mercado dificilmente você irá achar uma alternativa com design similar e que tire melhor performance sem ter bugs ou precisar fazer modificações nas peças.

Em desktops você realmente tem um bom custo benefício, já que montar um PC pode sair bem mais barato, e você tem mais controle do hardware para reduzir incompatibilidades.

Macbooks Intel tem uma vantagem para uso por mais tempo ainda do que os M1, se eles deixarem de serem suportados pela Apple basta meter um Windows ou um Linux e eles voltam a serem plenamente utilizáveis. Nem sempre trocar o OS faz sentido, porém a depender do desempenho que se espera do PC com o macOS, trocar o OS ajuda DEMAIS!

1 curtida

No modelo citado, o S145, a única coisa alterada é a placa de wi-fi.

O objetivo é Custo x Benefício. Design é secundário nesse caso.
Usei por um bom tempo um T420 com hackintosh, e nunca deu nenhum bug, assim como os que fiz nos S145. Todos estão rodando tranquilo, sem nenhum tipo de falha, e com a mesma performance dos MacBooks com Intel equivalente, mas custando 1/4 do preço.

Não é um negócio pra todo mundo, já que precisa de um pouco de conhecimento. Eu faço para quem depende do MacOS, principalmente para desenvolvimento, mas não tem como pagar 5k em um note usado, ou 2k em um Mac com C2D e desempenho sofrível.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.