Agradeça ao Google pelo ChatGPT

1 curtida

Não entendi a conclusão. O Google é culpado pela OpenAI decidir mudar seu projeto porque o Google tem um projeto também?

4 curtidas

Já agradeceu o Google hoje?

Ela se apoiou no trabalho colaborativo (em muito feito pelo google) e agora ela não só virou as costas como se tornou concorrente de quem contribuiu para o que ela é hoje.

Ps: Não que eu esteja defendendo o Google ou ache que ela é uma coitada. Mas acredito que por algo/alguém ser mal, não quer dizer que devemos agir da mesma forma.

A OpenAI nasceu apoiando-se em arquitetura, modelo e treinamento do algoritmo feito pela Google.

Com base nesse material e aprendizado, ela achou uma forma diferente de fazer e não compartilhou com mais ninguém.

Seria o mesmo que você saber onde pescar ótimos peixes, mostra e ensina para seu colega. Ele aprende, começa a pescar no local e da forma que você ensinou e acaba descobrindo que pode usar uma isca diferente para pegar peixes ainda maiores. Mas ele guarda isso com ele, vira as costas para você e vai ganhar dinheiro.

Não é errado, é anti-ético. Dessa forma, o que muitos vem apontando não é termos dó ou achar que a Google é coitada, apenas demonstrar que a OpenAI e Microsoft, tiveram um comportamento anti-ético, mais uma vez.

Além de deixar claro que foi a Google quem iniciou isso, sem o material e investimentos dela, a OpenAI estaria alguns anos atrás.

3 curtidas

Essa pergunta que fala sobre o fato da OpenAi ser open só no nome me faz lembrar o que já aconteceu com o YouTube

Tu tem que medir o que pode colocar e o que não pode com medo de tomar strike, robozinho verificando se o conteúdo é protegido, fica uma coisa engessada, sem espontaneidade.

E como se chama a plataforma? YouTube. (Afinal, You em inglês é você. Hoje tu não pode ser você. Que irônico, não?)

Tem coisas que hoje em dia não podem ser levadas tão ao pé da letra, ou vão querer dar um jeito em você por “saber demais”

2 curtidas

É isso que acontece quando não são utilizadas licenças copyleft para proteger o direito autoral de trabalhos colaborativos. Uma hora aparece uma empresa competidora que irá melhorar seu trabalho, mas não irá mantê-lo aberto, a velha frase atribuída a Microsoft: “embrace, extend, and exterminate” (“abraçar, melhorar e exterminar”, em tradução direta).

Agora só uma percepção que eu tive :slight_smile: um dos fundadores parecem ser jovem para época do inicio do projeto, por isso que o outro tentou se empoderar sobre eles. Saio por que não gostou de perder para “pivetes”

Espertinhos eles não :smirk: olha o capitalismo do lucro a qualquer custo aí.

Só tenho duas palavras a dizer: Obrigado, OpenAi.

Dinheiro é a mola do mundo, simples assim.