Aeroporto em SC testa embarque com reconhecimento facial

Originally published at: Aeroporto em SC testa embarque com reconhecimento facial – Antivírus e Segurança – Tecnoblog

Embarque Seguro usa dados biométricos da carteira de motorista em aeroportos, dispensando a apresentação de documentos

1 curtida

A matéria escrita pelo @felipe tem um link no último parágrafo para “Comunicado do SERPRO” que redireciona para um login que não tenho acesso. Minha dúvida é:

Uso o app do SERPRO:
CDT - Carteira Digital de Trânsito para consultar minha CNH digital, que obviamente tem minha foto. Essa é a foto cadastrada para reconhecimento no sistema para aeroportos? Ou ainda preciso do VIO (outro sistema do SERPRO) para autenticar o QR Code da CDT?

A Gol já tinha algo parecido, q foi testado especificamente com seus clientes, em Congonhas, São Paulo. Não cheguei a usar, pois tinha que cadastrar a foto no app da Gol e eu achava mais fácil fazer o check-in pelo app.

Na China é bem comum esse tipo de coisa, inclusive pra fazer pagamentos em supermercados e similares.

Se isso evitar fraudes (usarem seus documentos ao invés de você), vejo vantagens, como seria pelo uso de qualquer outro tipo de biometria.

Mas sei q muita gente não vai gostar, por achar q o governo vai ter informações demais sobre vc (como se já não tivesse).

A base eleitoral tem 148 milhões de fotos no TSE.
A base do DENATRAN tem 56 milhões de fotos.
Então, o cenário tá no foco!

Usar o CNH.
Eu tenho a impressão que na geração mais nova, a vontade de tirar a carteira de motorista está diminuindo. Ou talvez em uma parte dessa geração, no caso a mais rica, que tem condições de ficar se preocupando com o meio ambiente e dando preferência para Uber e outras alternativas menos poluentes do que um carro próprio.

Bom, mas existem outras bases de dados que eles podem usar também.

Terem informação demais não é motivo pra dar ainda mais informação.

Base de fotos eles têm, não apenas da CNH, como do TSE, com o cadastramento da biometria.
O do TSE, aliás, vai chegar a 100% qd as eleições forem todas por biometria (eu ainda náo recadastrei). No RJ, o TSE usava a base do Detran pra fazer o recadastramento parcial de quem tem CNH.

Quanto à geração mais nova, ela não gosta de carros, não gosta de sexo, não quer ter casa própria…quer só ficar no Instagram… :grinning: :grinning:

1 curtida

Carro é custo, sexo cansa, casa própria é uma âncora.
Instagram é dopamina sem estresse!

Mas esse povo também quer viajar pra ficar bonito no Insta!
Daí o reconhecimento facial não vai funcionar porque não possuem CNH. :frowning:

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.