Adobe vai espiar o que você faz e levanta suspeitas sobre treinamento de IAs

Partiu pro navio do Tio Jack? Porque a concorrência (se é que tem pro photoshop a nível semelhante) logo vai aderir a algo parecido. Quem usa editores em nuvem também.

Acho que não tem pra onde correr.

6 Likes

Acho que o mais próximo dos produtos da Adobe são os da Affinity (ao menos substituindo o Photoshop e o Illustrator).

7 Likes

É a era do tecnofeudalismo.
Os jogos que compramos não são nossos, nem nossos dados pessoais e agora nem a arte criada.

13 Likes

Eu não sou designer e mal consigo desenhar alguma coisa no Paint, mas não ouço ninguém falar do Gimp como alternativa. Pra quem é da área, por que ele não é considerada como alternativa? É tão complicado usar ele no lugar do Photoshop ou ele é tão ruim assim? Eu uso ele mais pra remover fundo ou redimensionar e converter imagens. E até agora ele não me obrigou a nada…

1 Like

Mais do que ser ou não capaz o problema do GIMP e outros competidores é que a Adobe se tornou referência padrão, pra quem é profissional da área não tem muito pra onde corrrer pois “toda indústria” usa adobe e seus formatos proprietários, então se você vai pegar um mockup de algum arquivo pra alterar provavelmente vai estar na extensão do illustrator ou photoshop, a mesma coisa se você tiver que mandar esse arquivo pra um terceiro, normalmente eles vão querer no padrão Adobe. Então tirando freelancers e usuários “individuais” a situação é F***. Basicamente toda indústria criativa ta na ■■■■■ em questão de softwares. Muita gente nem vai se dar conta disso. Existem alternativas mas o buraco é muito mais embaixo.

7 Likes

O que eu vi hoje de artistas que sigo no Threads e no Instagram que estão tentando contato com a Adobe pra cancelar o serviço é brincadeira!

2 Likes

Sou ilustrador, e para desenho o Gimp infelizmente não serve. De alternativas open-source teria apenas o Krita, mas a melhor escolha seria o Clip Studio Paint. Ano passado o Clip Studio anunciou recursos de IA no programa, porém a comunidade fez barulho e as opções nunca chegaram na versão final, mostrando que ouvem a comunidade.

2 Likes

Da mesma forma que nem o Corel (que sequer é citado) conseguiu desbancar na parte gráfica, o GIMP não tem a menor chance. Inkscape tá fora. Talvez o Krita e olhe lá

E como já disseram aqui, a indústria se moldou em torno da suíte da Adobe pra TUDO! Pra conseguir um emprego no ramo, exigem especialização no pacote Adobe. Criação de conteúdo profissional, idem. Fora a falta de recursos que a galera da arte gráfica já se acostumou.

3 Likes

E você acabou de citar o pulo do gato. Se fosse apenas uma questão de tecnicalidade, ferramentas open-source seriam muito bem vindas, tal como ocorre com o Blender quando se trata de modelagem 3D.

O problema é que a Adobe literalmente enfiou as garras em toda a indústria do audiovisual a ponto de ser basicamente impraticável ser um profissional na área sem ter um apadrinhamento da Adobe.

Você é novato e quer se especializar na área? Tem que estudar as ferramentas do pacote Adobe. Você quer pegar clientes grandes? Tem que se conformar com os arquivos proprietários da Adobe. Você tá de saco cheio do fato que os programas da Adobe são um lixo? Azar o seu e boa sorte para dedicar tempo e energia, além deu uma clientela menor porque você quer renegar a Adobe.

Você só tem a real escolha de não usar Adobe caso tu seja hobbista. Mas se você quiser fazer disso seu ganha pão, você tem que assinar esse contrato com o diabo.

6 Likes

Quanto mais tempo passa mais se torna uma questão de honra piratear os produtos da adobe e não questão de escolha.

3 Likes

Além de tudo que já falaram, porque ele é rudimentar, simples assim.

Eu reduziria apenas à indústria gráfica (no sentido de imagens e vetores estáticos).
Porque em vídeo ela nunca foi muito difundida em profissionais de fato, apenas pra pequenos produtores.
Sony Vegas fez escola antes, depois Apple com o FinalCut (mesmo que restrito) e recentemente a BlackMagic vem engolindo a todos com o super poderoso DaVinci Resolve, que leva numa tacada 3 programas da Adobe: Premiere, After Effects e Audition (e fazendo bem melhor).

3 Likes

ai eu vejo mérito da adobe, principalmente no Photoshop, não tem como nem negar.

o mercado já não é amplo, concorrente nunca teve, e o gimp tem toda a limitação de ser código aberto e da comunidade

o blender que vem por fora e recebeu investimentos, a apple injetou dinheiro e suporte, único programa de código aberto que tem chance de se torna o principal do mercado.

Feliz em ter começado a migrar ao pacote Affinity que hoje já atende super bem na substituição do Adobe CC.

Me parece inaceitável eu pagar pra empresa treinar IA dela com trabalho meu.

1 Like

Cada dia a Adobe arranja maneiras novas de irritar seus clientes… e ninguém pode fazer absolutamente nada a respeito. hahaha

Pois é… ainda se fosse um tier grátis que fizesse isso… mas não. hahaha

3 Likes

É só cancelarem a assinatura caríssima e usarem o piratão.

3 Likes

ta na hora da industria do design audiovisual quebrar as algemas que eles tem com a adobe

3 Likes

Tá na hora da indústria abraçar a concorrência que faz mais e melhor:
Affinity pra imagem
Corel pra Vetor
Davinci Resolve pra audiovisual

1 Like

LOL. De volta pra 1999.

4 Likes