Adobe cancelou meu direito sobre programa comprado

Tenho uma versão antiga, COMPRADA, com CD de instalação, do Adobe completo, que permitia agrupar PDFs e criar PDFs a partir do scanner, entre outros. Ao atualizar automaticamente o Reader, desinstalou meu Adobe antigo e não permite mais reinstalar a partir do CD. Isso é uma política comercial desonesta e abusiva, pois não poderiam cancelar uma licença adquirida legalmente e paga. Se eu quiser voltar a agrupar PDF ou criar do scanner, agora eu teria de pagar eternamente por uma assinatura mensal do novo Reader. É a mesma coisa que comprar um carro e a montadora, anos depois, me exigir que passe a alugar deles o carro que já comprei. Canalhice pura. Tomara que consigam craquear isso para eu poder voltar a usar um programa pelo qual já paguei e me roubaram. Empresas assim merecem ser pirateadas.

vc desinstalou antes de instalar novamente pelo CD?

Acredito que seja por isso que eles estão indo pro mensal, porque mudam o produto e não querem que você pague apenas pela produção daquele produto comprado no passado. E sim, é abusivo.

E qual mensagem de erro aparece quando você tenta instalar?

Quando executo o instalador do CD, aparece mensagem dizendo que há uma versão mais recente (só que é do Reader, não do Adobe completo) e que a instalação será cancelada. E não dá para prosseguir. O completo que eu tinha permite fazer várias coisas que eles incorporaram ao Reader, desde que você pague assinatura mensal. Isso é prática comercial desonesta e abusiva, pois me cancelaram um direito já adquirido. Imagine que você comprou um carro, e ao fazer uma revisão na autorizada, eles tirassem (por exemplo) o rádio e os retrovisores, e agora tenha que alugar os mesmos da montadora. Num país sério, isso daria punição judicial…

Mas você desinstalou a versão atualizada antes de tentar instalar pelo CD?

Sim eles podem, já que é uma licença e toda licença pode ser REVOGADA.
O que pode ter acontecido é o seu produto ter sido descontinuado.

O CDC se sobrepõe ao contrato de licença.

Então acione a Adobe judicialmente, ué.

Não era mais fácil a pessoa simplesmente tentar desinstalar o Adobe Reader novo?

3 curtidas

No Brasil? Sério? :slight_smile: Eu só iria ver o resultado daqui a uns 10 anos…

Tem isso.

:person_shrugging:

Será que desinstalando o Reader novo, a restrição à instalação do Adobe Acrobat antigo sai do meu sistema?

Era a primeira coisa q vc devia ter tentado

Passei por isso recentemente. Tive que desinstalar tudo e ir instalando um por um.
Não era um Acrobat Pro tão antigo, mas era uma licença comprada há anos.

Brasil virou primeiro mundo, é? hahaha 15-20 anos minimo. hahaha

Tens razão, pensei nisso. Mas meu Adobe Acrobat antigo não suporta assinar com certificado digital. Sou médico e preciso disso para emitir receitas e atestados no formulário criado pelo CRM. Só as versões mais recentes do Reader permitem, por isso eu preciso dos dois. Se eu desinstalar o Reader, consigo baixar e instalar uma versão mais antiga, sem essa restrição ao Adobe antigo?

Usa o Foxit ou o assinador do Serpro pra isso.

do que vc está falando?

falo de desinstalar o programa, é o mesmo programa, só que versão diferente.

vc desinstala e instala o programa novamente com a chave, depois tira a atualização automática, se não tiver como, bloqueia o programa de acessar a internet pelo firewall

não é a mesma coisa, as atualizações que são feitas, inclui nova versões que em fica em cima da anterior, no seu exemplo do carro, o erro fica que quando vc vai na concessionária, vc não pega o carro do lançamento, vc continua com o mesmo carro. Em software não tem isso, normalmente quando vc atualiza de versão, anterior se foi, deve ter perguntando em uma caixa pop up mixuruca, feita para enganar

depender do ano que vc adquiriu, não duvido da versão grátis já ter os recursos da versão que vc pagou

isso sem levar em questão, as correções de segurança que foram corrigidas

Não tem, a Adobe te faz atualizar todo custo. Uma outra solução é bloquear a inicialização automatica dos serviços de att.

Colega, calma lá.
Você mesmo tá falando que uma opção que você quer só está disponível na versão mais recente.
Então num tá fazendo o menor sentido toda essa histeria, pois de nada adiantaria usar o antigo.

Usando a sua mesma analogia do carro, é a mesma coisa de você sair da concessionária com um câmbio manual, dali 2 anos a marca lança um automático e você ir lá brigar, pois quer usufruir do câmbio automático no seu veículo já comprado.