Adeus, iPod: tocador de música da Apple é aposentado após 20 anos

Acho até estranho ter ficado tanto tempo no mercado, já que faz um bom tempo que ficou num limbo entre consumidores comuns e mais exigentes em áudio. O usuário comum não vai desembolsar dinheiro pra algo que seu celular já faz, e quem é mais exigente na questão do áudio vai logo para algum DAP que consegue entregar bem mais. Sobra pouquíssima gente nesse meio que estava disposta a gastar com um iPod.

Nunca tive um, mas confesso que nunca gostei visualmente do iPod Touch, os modelos anteriores mais compactos e com maior cara de players de música sempre achei muito bonitos.

1 curtida

Tive um iPod Nano, q usava pra ouvir podcast e música.
Mas na época era um saco a integração com iTunes e isso me irritava.

iPod foi meu sonho de consumo por muitos anos. Só fui ter condições de comprar no fim do ensino médio (2013), mas acabei não comprando por priorizar outras coisas. Pouco depois dessa fase já não fazia sentido comprar por conta dos streamings (eu queria o modelo Classic), então não me arrependo tanto de não ter comprado.

O último prego no caixão do iPod foi dado. Com os smartphones de entrada com memórias internas de 64 e 128 GB e custando menos do que um iPod, se nota a inutilidade desse dispositivo nos dias atuais.

5 curtidas

Tive.

2 curtidas

Esse Touch de quarta geração eu usava como um substituto de um smartphone, na época em que os smartphones mais baratos eram muito ruins e o iPhone era muito caro. Ele ficou um tempo com minha mãe, que o usava unicamente para ligar para mim por Facetime ou Skype (ela não tinha smartphone e ligações por telefone saiam caras), e depois voltou para mim. Fora ele também já tive outro Touch, de primeira geração, e dois Nanos, um de sexta e um de quarta.

1 curtida

O iPod touch foi a porta de entrada ao iOS para muita gente. Mas com os smartphones atuais e o mercado de streaming, dispositivos voltados pra música não fazem mais tanto sentido. Chuto que só não se livraram do iPod antes por “respeito” a marca, que é muito emblemática não só para a Apple mas para a indústria.

2 curtidas

Na realidade o que matou o iPod não foi um produto, mas sim um serviço, o Spotify no caso. É graças a este app que a cultura de baixar músicas no celular foi para o caixão.

Se o iPod chegou até aqui, é porque bizarramente apesar de obsoleto, para quem só quer ouvir músicas offline, ele ainda é o melhor reprodutor MP3 do mercado mesmo depois de décadas do seu lançamento.

3 curtidas

Tenho o 3 e 4 geração até hoje
Funciona perfeitamente!!!

1 curtida

usei o ipod de 2008 a 2013 ai nesta epoca comprei um iphone melhor e assinei spotify.

Imaginar que ele ainda estava sendo vendido, uia. Mas não se pode contestar: iPod foi a entrada de muita gente no mundo da Apple. Tive/tenho (funcionam ainda): iPod mini e iPod shuffle.

Cara, isso realmente marca o fim de uma era! Eu sempre fui um super fã de MP3 players, meu primeiro foi um “Zen Micro” da “Creative”, aquela marca de placas de som.

Meu próximo MP3 player foi um Microsoft Zune, coisa que muita gente nem sabe que existiu! Da mesma forma como o Windows phone, a Microsoft chegou atrasada pra festa, lançou um concorrente do iPod quando o player da Apple já estava consolidado no mercado. Mas esses problemas do iTunes no Windows foram um dos motivos pra eu ter partido pro Zune…

Meu último Mp3 player foi um iPod nano de sexta geração, com a telinha… Foi meu companheiro de academia e corridas por muito tempo!

Eu acho que ainda hoje existe mercado para MP3 players, especialmente o mercado “fitness” que não quer carregar um celular na academia, ou quando vai correr ou quando sai de bike. Muita gente vai dizer “ah mas um smartwatch já faz isso”… Bom, eu tenho hoje um Garmin Venu 2, adoro a parte do tracking de esportes dele, mas a função de player de música deixa muito a desejar! Mesmo comparado ao iPod nano.

Eu tive um iPod shuffle e um Touch de quarta geração (que só fiquei um mês, por conta de assalto). Foi a minha porta de entrada no iOS. Vai deixar saudades.

O problema disso é que quase ninguém tem mais paciência pra baixar músicas, criar playlists, organizar pastas com álbuns.
Acho que um MP3 Player só teria espaço se fosse algo como o Spotify lançando um player com e-SIM, semelhante ao iPod Nano. Mesmo assim, é mais provável que os usuários prefiram um smartwatch da Apple ou Samsung e instalar o app de streaming de sua preferência.

Ia custar quase tanto quanto um iPhone (afinal o modem e as licenças de patentes). Ia encalhar.

2 curtidas

Dependeria da marca das patentes, modem da Qualcomm é porcentagem, da mediatek parece que é valor fixo. Daria para vender no preço dos celulares de entrada.

Acho que nem precisa de dados moveis, spotify funciona bem só com wifi (na estrada não tem internet no celular, então sempre deixo umas playlist offline), marca o que é pra baixar e ele gerencia fácil os downloads. Mas precisa suportar os principais serviços de streaming, a questão aqui é a praticidade de gerenciar as playlists.

Você acha mesmo que a Qualcomm não cobra patentes de quem não usa os SoC dela?
Já vi celular da Positivo com SoC Mediatek com o logo da Qualcomm na caixa

Nesse caso poderia ser uma app do player de streaming específico para watches, e que nesse caso ele seria só um “espelho” e a partir do aplicativo “mãe” você manda baixar as músicas nesse app espelho. Ou uma playlist exclusiva que sincroniza (baixando) nesse app desse relógio específico. Talvez já exista algo assim. Como ainda sou adepto de relógios analógicos, não sei se existe algo assim.