Adeus, ICQ: precursor do WhatsApp será desativado daqui a um mês

2 Likes

Usei quando tive meu primeiro PC em 2000, pra mim ainda era bem popular, junto do mIRC. O MSN veio depois, todo mundo tinha hotmail afinal.

#RIP ICQ

Juro que achei que já estivesse enterrado a eras

5 Likes

Quando tive meu primeiro PC o MSN já era o mensageiro mais popular. Não cheguei a usar.

Mas foi interessante saber que houve um primeiro e que resistiu até hoje, ou no caso 26 de junho.

11 Likes

É uma pena. Sou da época do ICQ e gostava muito dele, sempre achei muito, muito superior a porcaria do msn messenger. Fazendo um paralelo com o cenário atual, o ICQ seria o Telegram da época e o msn messenger o Whats. ICQ sempre foi superior em todas as funções e tudo mais, mas por algum motivo, o mais ruinzinho é o que fez mais sucesso.

4 Likes

Foi o primeiro que usei no meu primeiro PC, lá em 2000, lembro até hj o número do meu ICQ, o sonzinho de máquina de escrever qdo digitava, o sapo qdo recebia um arquivo eram legais demais (só era ruim qdo esqueci a caixa de som com som alto de madrugada em casa), bons tempos.

4 Likes

Não peguei o auge dele, mas só de olhar o nome já me vem o “o-ow” na cabeça. MSN já reinava absoluto na minha época e tenho ótimas lembranças dessa época.

1 Like

ICQ em 1998 já tinha recursos que o Whatsapp não tem.

3 Likes

Quais recursos? :scream:

#SaudadesEternas

Cara, me desculpem o saudosismo, mas, queria muito que aplicações como ICQ, MSNMessenger, AOL voltassem… fiz muitas amizades, conheci muitas pessoas e tive contato com pessoas do Mundo todo através dessas ferramentas. E por mais que elas fossem “arcaicas” aos nossos olhos de hoje, tinham uma função que nenhum dos aplicativos modernos possui: “ficar offiline”. Tem momentos que você não quer desligar seu smartphone/computador/tablet. Tem momentos que você quer apenas ficar offline e nisso, todos os aplicativos que citei acima acertaram bastante.

1 Like

Aparecer Offline, por exemplo rsrs!

No iphone eu consigo fazer isso na rede móvel, (Desativa o acesso a rede de dados)
ai fica desligado.

2 Likes

Num grupo, por exemplo, eu podia ocultar minha visibilidade online, seletivamente.

Mensagens de voz sempre teve, coisa que o Whatsapp só implantou mais tarde.

Também podia selecionar quem poderia ver minha presença online com alguns filtros como nome, localização etc.

ICQ na época tinha uma falha gravíssima. Era simples, pelo IP do contato, que ficava visível, vc invadir a máquina da pessoa (lembrando, época que ninguém usava firewall).

Deve ter outros que não vou me lembrar agora.

2 Likes

A decadência do ICQ começou há anos, quando perdeu espaço para o agora desativado MSN Messenger e para o ainda presente Skype.

O ICQ começou a perder espaço pros outros quando o pessoal conseguia literalmente acessar o computador dos contatos explorando umas falhas do ICQ… hahaha (eles corrigiram isso uns 5 anos depois… lá na época do sub7…)

2 Likes

Já sou um vovô digital! Putz… Lembro que meu numero do ICQ era de 4 digitos, pois cadastrei logo no lançamento dele… Não sabia que ainda estava vivo… Vou tentar acessar para despedir! :cry:

4 Likes

Sons nostálgicos :smiling_face_with_tear:

Eu tb.
Msm q hj em dia eu sinta saudades do MSN, pq apesar de inferior ao ICQ, ele ainda era melhor q o Whats.

Eu cheguei a baixar o aplicativo para smartphone, era um bom app, mas como nenhum amigo meu usava eu acabei desinstalando.

Próximo é o Skype. Tá chegando a hora

1 Like

Acho que a facilidade de decorar um endereço de e-mail em vez de um numero aleatório cobrou o seu preço do ICQ.

1 Like