Adeus, gatonet: Anatel vai bloquear IPs de servidores que fornecem IPTV pirata

2 curtidas

Acredito que essa empreitada não vai dar certo, justamente pelo que foi levantado no final do artigo: mudança de IP. Mas boa sorte com isso.

11 curtidas

É sobre isso que eu já ia comentar. Duvido que a Anatel vai passar a vida toda realizando bloqueio de IP. Kkkkk

Pirataria online só vai cair drasticamente quando houver uma parceria mundial entre governos, as empresas de criação de conteúdo e empresas de hospedagem (como a Google, Apple).

10 curtidas

Achei que a Anatel iria ir contra os apps e listas de IPTV Piratas. Banir somente as TV box não homologadas é um primeiro passo, mas é uma medida controversa.
O que acho que vai acontecer com isso:
1- O mercado de listas e apps de IPTV pirata vai crescer. Muitas pessoas vão optar por isso ao invés de assinar um IPTV legalizado.
2- Isso vai aumentar a procura por dispositivos homologados, que ficarão mais caros devido a alta demanda.
3- Falta uma campanha educativa sobre o uso de IPTV legalizada no Brasil. E os preços altos da TV por assinatura tradicional são o principal motivo para a migração de potenciais clientes de TV Paga para serviços de IPTV ilegais ou até gratuitos.
4- Se os sites de IPTV ilegal gratuita, como Multicanais, Futemax e RedeCanaisTV não forem barrados pela Anatel, muitos consumidores de TV pirata irão para eles.

1 curtida

Eu me pergunto se isso será eficaz. Pois é tão simples os servidores trocarem de IP e burlarem esses bloqueios. Parece que vai ser um eterno enxugar gelo.

5 curtidas

ABTA tem uma campanha já, mas é tão vergonha alheia…

Incrível como não percebem isso. Mas parte do problema são as programadoras(as empresas com canais) que pesam a mão e forçam pacotes de canais (Globo, estou olhando para você).

Até que as grandes operadoras de TV Paga tem uma variante IPTV legalizada a um preço menor. A Claro possui um plano de IPTV com mais de 100 canais por R$69,90 por mês. A Sky tem o DGO, mais caro e com menos canais, por R$89,90 por mês.
No entanto, os preços de um pacote completo na Sky são elevados, chegando a R$400,00.

4 curtidas

É um pouco dificil dessa abordagem dar certo. A maioria desses serviços utilizam as CDN’s para distribuir seu conteúdo e logo todo o range de IP’s deles é compartilhado com outros tipos de serviços na internet e logo afetaria o uso de outros serviços legítimos. Bloquear “IP” por “IP” nao vai rolar.

O modo um pouco mais efetivo seria por DNS onde os provedores colocariam as URL’s “maliciosas” em blacklist e dessa forma poderia trocar de ip que aquela url continuaria bloqueada mas também pra isso seria necessário analisar todo o tráfego da internet e buscar por essas informações previamente.

3 curtidas

Uma coisa é válida: o lado do consumidor. A não ser que o aparelho “negocie” automaticamente os IPs dos servidores piratas, cada vez que houver um bloqueio o sujeito vai ficar sem sinal e vai ter que correr atrás de sei-lá-quem pra conseguir pegar um IP não-bloqueado. Isso se o sujeito tiver capacidade pra fazer isso por conta própria. Maior parte dos casos vai ter que ir alguém fazer isso.

Acaba que vai ser o custo do aparelho somado ao custo do serviço (não existe “café grátis”) somado ao custo do técnico que vai ter que ir fazer o serviço de mudar o IP. Pelo menos uma parte dos consumidores vai ser afugentada desse tipo de serviço por conta dos bloqueios.

2 curtidas

Mas não inclui certos canais (HBO, Premiere, etc), que engordam o valor dos pacotes e que são cobrados à parte até nesses streamings, e que são boa parte do apelo da pirataria.

4 curtidas

Não só isso, é só os desenvolvedores lançarem atualização do TV Box (daquelas automáticas que o aparelho atualiza sozinho quando está sem ser usado em stand by) e mudar o DNS do aparelho, que provavelmente está para usar o DNS automático da própria operadora de internet que o aparelho se conectar. Provavelmente o bloqueio será por DNS, então com certeza é só mudar para um DNS de fora do país (até mesmo Google DNS, Cloudflare 1.1.1.1 DNS, OpenDNS, etc) e que não responda à Anatel.

Lembrando que se os aparelhos TV Box usarem DNS criptografado, nem mesmo os backbones serão capazes de bloquear a requisição para o IP do servidor, pois não conseguem identificar a solicitação, só veem várias requisições criptografadas para um servidor do próprio DNS e não do servidor pirata, só se bloquear o serviço inteiro de DNS, o que causaria um grande estragos para milhões de usuários e empresas no Brasil (se for um google public dns ou 1.1.1.1 da cloudflare, por exemplo).

5 curtidas

São canais Premium que engordam o preço dos pacotes de TV, o a lá carte.
Para uma pessoa comum os canais Premium tem um serviço de streaming cuja assinatura é mais em conta.

1 curtida

Eu acredito mais em Deus vindo na minha casa varrer a cozinha do que a ANATEL conseguir fazer isso.

Aliás, a ANATEL somente está fazendo isso a mando das operadoras de TV a cabo okay. Ela nunca trabalha em favor do consumidor. Fica esperto.

5 curtidas

Anatel faz campanha, ultimamente coloca até criança para dar uma apelada

1 curtida

Pra ter acesso à internet mais barato, tive que assinar um combo com TV de um provedor local. Pensa num serviço porco!
Eles cortaram os canais da “rede esférica” na justificativa de manter o valor, mesmo assim os canais que restaram vivem saindo do ar todo dia porque o sistema deles trava. Mas esse ano penso em arriscar com uma operadora nacional, só 12 meses.

E essas caixinhas pretas aí, tem um monte delas jogadas no lixão. Outro dia apareceu um usuário todo trêmulo, pedindo que eu as consertasse, mas eu logo o desiludi dizendo que estavam queimadas e não valia o esforço.

Baratear o preço ninguém quer!

Ficam inventando jeitos de bloquear que nem funcionam direito!

Impossível ela conseguir bloquear.

Dá para atrapalhar bastante…
O usuário vai sofrer…
Bloqueia os IPs dos DNS criminosos deles, os IPs dos servidores…
Vai ser uma lambança.

TEM QUE SER. Acabar com essa chinelada criminosa que só financia o crime organizado, além de prejudicar o mercado.

Detona com essa chinelada !!!

1 curtida

Claro+, Directv GO, Vivo, tudo é bem razoável e justo o preço…
Se custar 1 real a chinelada vai piratear igual…
Criminoso desonesto está cheio