Adaptador/hub para USB "flat"

Olá pessoal, faz alguns anos que eu comprei um Lenovo Ideapad 310 pro meu pai, e agora ele precisa de hub USB porque só 2 portas são bem limitantes.

No entanto existe uma porta USB 3 vaga, o único problema é que eu nunca vi algo assim antes, a porta não cabe a entrada comum dos cabos, somente aqueles pen drives que tem a cabeça “flat”.

ezgif.com-gif-maker (1)

Estou querendo achar algum adaptador que entre nessa porta, mas não achei pelas buscas, até porque nem sei qual nome colocar para especificar esse tipo de entrada “flat” (é o melhor jeito que consegui defini-la).

Queria saber se alguém sabe o nome dessa USB-A “flat” ou conhece algum adaptador para ela.

Olha, até onde sei só existe um tipo de USB-A e as dimensões são as mesmas, independente de ser 2.0 ou 3.0, se não tá encaixando é mais provável a porta ter sido amassada de alguma forma ou então a Lenovo simplesmente não tá seguindo a especificação do USB.

Dificilmente você encontrará alguma coisa que não seja pendrives, ao pesquisar com esse nome…

2 curtidas

Aquela parte azul me parece ter sido forçada e entortou um pouco… (pode ser o angulo da filmagem, mas me parece torta/virada pra cima)

Tipo… só tem essa porta USB?

Sempre achei isso também, porém essa tem as mesmas dimensões do lado macho (como mostro no GIF), ou seja, um não consegue entrar dentro do outro.

A única coisa que testei e se conecta são esses pen drives com ponta flat também, algo que só achei porque ganhei um de brinde:

61O3ZxxpxrL.AC_SY450

Ele veio de fábrica assim, e não parece estar danificado, já que toda a estrutura em volta está perfeitamente ajustada na porta. Será que isso é um defeito de fabricação da minha unidade?

PS: A porta funciona, consigo passar dados pelos pen drives que mencionei.

Do tipo 3.0 só tem essa, do outro lado tem duas USB 2.0 normais. Quero o hub para aproveitar essa porta mais rápida.

Cara, não é a melhor forma, mas se você diz que só encaixa os modelos com ponta “flat”, não precisa ficar procurando um hub com essa saída macho, pois não vai encontrar.

Compre um hub normal e apenas tire a proteção metálica, elas são apenas encaixadas envolta do plástico que suporta os terminais, pronto! Você criou seu hub com ponta “flat”.

Só faça com cuidado para não danificar seu hub.

3 curtidas

Julgando pela foto eu diria que sim, é um defeito de fábrica, especialmente pela parte azul estar praticamente colada na borda metálica. Era para existir um pequeno vão ali, onde o conector macho encaixaria. A abertura na carcaça do notebook também parece levemente maior do que a porta, o que também sugere que o conector deveria ser maior…

5 curtidas

Que bizarro, primeira vez que vi um problema de fabricação desse tipo em uma porta USB. O mais fácil que se pode fazer é como o TavDemor mencionou acima, retirar a proteção metálica do conector USB.

Fiz outro vídeo para ter melhores ângulos, mas sei lá, muito estranho essa porta. Vou ver se no YouTube alguém fez review desse mesmo modelo e tem isso assim.

ezgif.com-gif-maker (1)

Pelo visto essa vai ser a solução, já que não devo encontrar um hub com essa ponta tão fácil.

Argh… essas desgraças só servem para quebrar porta usb…

Essa porta deveria ser reta… ela tá toda amassada/torta. wtf
Será que teu pai não conseguiu arrebentar um pendrive/algo USB ai dentro? Parece ter a parte do macho preso ai dentro… hahaha
Pega uma pinça e tenta tirar.

3 curtidas

Acho que no vídeo não da pra ter a real noção pessoal, mas a porta parece que tá ótima, como qualquer uma das demais ali. Ainda estou pesquisando algum vídeo do modelo, mas pelo visto essa versão é bem escassa.

Não tem nada ali, é as conexões da porta mesmo. Como eu disse, nem da pra forçar algo ali porque simplesmente a ponta comum das USB não entra. Mas que é algo bem estranho é.

O nome que você deu está correto.

USB-A Flat. Ele é de antes do USB-A mini e quase ninguém conhece. Era pra ser uma versão compacta do normal, mas nunca vingou por não ser muito diferente do normal e por terem lançado o miniUSB pouco tempo depois. Aplicando anatomia humana masculina: é um USB circuncidado.

Hoje em dia você ainda encontra ele em cabos flats ou Pen-drive flats, mas é bem raro, e pra ser sincero, desnecessário já que existe o microUSB e o USB-C.

Aliás, não sabia que existia uma porta específica pra eles, isso mostra que de forma burra a Lenovo queria ser diferente, mas só atrapalhou as coisas. Era melhor ter colocado uma porta normal, pq USB flat é raro, e ele cabe numa porta normal, mas um normal não cabe numa porta flat. :man_shrugging:

3 curtidas

Analisando o segundo vídeo que você postou, eu tô com o @Keaton nessa, outro conector definitivamente quebrou dentro da porta e você deve conseguir tirá-lo com uma pinça. Observe melhor nesse frame, dá pra ver claramente a estrutura metálica da porta e a estrutura metálica do conector que tá preso dentro dela:

4 curtidas

ENHANCE!

Mas falando sério, acho que eu nunca vi conector USB 3.0 nesse estilo flat, por que os contatos para SuperSpeed precisam ser “spring-loaded” do lado do conector

Tb estou com a teoria de que um conector que brou aí dentro. Se já veio assim pode ter sido na fabricação e testagem. Tenta pegar um alicate de ponta fina e ver se consegue remover essa parte metálica interna que deve resolver

5 curtidas

Agora fica o mistério: é uma incomum porta USB flat ou é um pedaço de USB que ficou lá dentro por descuido da fabricante?

Não perca os próximos capítulos de: Um USB estranho no Ninho.

5 curtidas

Só por referência: Olha como é uma porta USB-A 3.0 comum:

Repare no espaço que há entre a PCB dos contatos metálicos (essa parte azul) e as bordas metálicas.

Esse notebook com certeza não está correto. Como falaram ai, provavelmente tem um pedaço de conector macho preso ai.

Mas eu acho que uma pinça não vai ter força suficiente pra puxar, afinal se esse negócio ficou preso ai, provavelmente o que deixou ele preso ai não é fácil de mover.

Você provavelmente vai precisar de alguma ferramenta mais forte, como um alicate de bico fino, por exemplo.

Em último caso, você pode simplesmente cortar (com cuidado) a capa metálica do conector do hub, deixando somente a PCB pra fora, e ai sim conectar ele no notebook.

1 curtida

Porque tem um USB normal quebrado ali. hahaha

Tava olhando o manual, e menciona ser porta USB normal.

Mas USB Mini A é diferente.

1 curtida

Meu chute é que essa porta está torta/amassada ou meio justa mesmo. Se ainda tá em garantia, tenta contatar a Lenovo, se não, fazer o que

Só pra comparar, eu tirei foto das USB 3.0 do meu Dell Inspiron 5491

Pergunta: tu usa mais o conector da esquerda da foto, né?