Acessar BIOS/UEFI em notebook através de monitor externo

achei que tu não tava conseguindo bootar no Windows…

Inicia o Windows, espeta um monitor secundário, configura para não desligar quando fechar a tampa, fecha a tampa, usa um teclado/mouse secundário e configura pro Windows reiniciar em modo UEFI.

edit: @Mobilon, dá uma olhada na comunidade… que tá caindo pra caramba hoje. D:

Manda umas fotos das portas que tem nesse notebook, to achando que é um modelo com saida vga que fica meio escondida.

Não kkk, bootar o Windows está tranquilo. Até mesmo esse acesso da UEFI pelo Windows ja consegui fazer, vou testar abaixando a tampa pra ver se ela manda a imagem pro monitor externo, configurado pra não desligar ao fechar ele já esta, pois pensei que ao desconectar o cabo da tela da placa mãe poderia causar essa tipo de interação, então ja mudei. Talvez pro imã funcionar eu teria que ativar isso de novo?! kkk. Mas pelo Windows da certo de mandar bootar um pendrive linux quando eu quiser trocar o sistema, sem acessar a UEFI. Só não sei se pelo Linux ou outro sistemas consigo a mesma coisa, ai fica refém do sistema até trocar a tela. Por isso queria um modo de abrir a imagem da UEFI no monitor externo, independente do sistema.

Sem chances de ter VGA, é um ultrabook que é Micro-HDMI ainda kkk, mas segue fotos:

Do lado do conector de fone de ouvido é uma porta VGA (eu tenho um Samsung fininho e antigo, por isso sabia o que estava procurando).
Depois vou testar se a bios aparece usando a porta VGA.

Acho que esse aqui serve

1 curtida

Olha, se VGA ela funcionar, vai ser a festa do adaptador kkk Mini VGA pra VGA, de VGA pra HMDI, porque o monitor só tem HDMI hehehe. Mas é uma solução também.

Sem sucesso… Voltamos a UEFI em tela preta e apenas o ponteiro do mouse:

E mesmo nesse modo ja tentei combinações de tecla para “mudar” o monitor que o sistema manda a imagem e nada foi sucesso, fica apenas na imagem preta com o ponteiro até que eu desligue o notebook pelo botão físico.

nessa foto, você esta no windows ou na bios?

se tiver com windows? está com senha seu login?

Conforme eu citei acima da foto, estou na BIOS/UEFI.

O meu Windows faz boot normalmente.

acho que vai funcionar com certeza com ímã, já conseguiu?

Ainda não, nenhum vizinho de habilitou e não consegui sair para comprar. Só amanhã mesmo. Mas, espero que funcione.

Acho que no fim vc vai ter que procurar um adaptador como esse que seja de VGA para o cabo flat do monitor interno.
image

A maioria dos LCD atuais usam algum tipo de LVDS, não deve funcionar só com um adaptador simples desses. Deve precisar de algum circuito no meio pra converter sinais.

Mas se for pra gastar dinheiro, troca logo a tela ou o notebook inteiro

Uia que eu nem sabia que isso existia kkkk. Só não sei se encontro com o conector que tem na placa do notebook, mas é caso de procurar.

Então, como disse, é um notebook de testes, tá tão perfeito que dá até dó. Mas, como ja tenho outro equipamento, uso esse mais pra brincar, descobrir, aprender… E arrumar essas coisas faz parte do processo! Sem contar que a tela é 700 mangos, paralela, dependendo dos custos de outras coisas, ainda pode ser viável.

testei aqui no meu ultraleve da Samsumg (pois como ele é um processador AMD não pode usar a marca ultrabook) e infelizmente ele não mandou sinal da bios nem pela VGA nem pela HDMI.

como cada notebook tem um comportamento distinto, isso não garante que não funciona no teu, especialmente se ele for um processador intel.

Eu acho que estamos falando do mesmo notebook ein kkkk. Pois eu, até onde conheço tendo trabalhado quase 5 anos pra Samsung, ela só fez um “ultraleve” com processador AMD, que no caso é o mesmo que o meu kkkk. Ela vendia como “Processador Quad Core” que ela tinha desenvolvido, mas usou o AMD.

O meu é cinza e foi vendido como sendo processador AMD, tanto que tem um etiqueta escrito A4 Vision AMD, mas devem ser um projeto bem parecidos então.

As portas também tem alguma diferença

O teu também esquenta que da pra cozinhar nele?

Ah lembrei do teu! Foram lançados quase juntos! Esse aqui a Samsung omitiu que era AMD até usarem o CPU-Z kkk.

Sim, esquenta demais! O cooler é muito diminuto né, fora o AMD da época não ajudar…

Tava vendo uns vídeos, telas a venda e me deparei que as telas vendidas vem SEM o cabo que liga a tela na placa mãe. Ai me veio que pode ser o bendito que resolveu morrer, e não a tela… Vou ter que acabar levando num técnico pra diagnosticar.

Então danosse. Vai ter de arrumar o monitor do bichinho. hahaha

Então, estava vendo por agora a pouco que o cabo flat (que nem é la muito “flat”) que liga na tela tem conexão nas duas pontas, na tela e na placa… E é bem mais provável que o cabo tenha dado algum problema depois de tanto abre e fecha… e sei la, de qq forma vai que compro a tela e é o cabo kkkk. To pensando em levar em algum técnico, só é difícil um que não vá condenar o aparelho sem falar comigo, ou colocar o pelo no ovo pra me cobrar o que não deve.

Carlos! Acho que você apagou porque você deve ter visto que já tentei, porém, vendo que contigo funcionou, vou experimentar deixar mais tempo o cabo desconectado, agora que é final de semana e tal, VAI QUE da certo.