Ação judicial para banir loot boxes no Brasil tem apoio do Ministério Público

Originally published at: Ação judicial para banir loot boxes no Brasil tem apoio do Ministério Público – Jogos – Tecnoblog

Em parecer, o Ministério Público concorda que loot boxes são parecidas com jogos de azar e precisam ser proibidas

1 curtida

Parece que outra solução parece ser restringir a faixa etária para 18+.

De qualquer forma, eu acho loot box uma desgraça e é um dos principais motivos para eu ignorar um jogo logo de cara.

2 curtidas

Particularmente não tenho problemas com esse modelo, mas concordo que ele é dos que menos favorece os usuários, entretanto sou contra a proibição por parte do Estado.

Assim como os “jogos de azar”, isso é um modelo de negócios, que gera faturamento para empresas legítimo, já que você não é obrigado a comprar nada, e mesmo sendo super “injusto” ainda irá ganhar algo normalmente.

Tal atitude por parte dessas agências reguladoras inibe a criação dos cassinos no país, que poderiam gerar emprego, fomentar a economia local, turismo internacional, e inclusive gerar impostos.

Já nos games, fica óbvio que as desenvolvedoras vão dar ainda menos atenção ao público brasileiro, deixando de promover campanhas ou campeonatos. Ou pior, podem até restringir a disponibilização dos jogos e banir gamers do Brasil por tais leis que entrarem em vigor, prejudicando quem supostamente tem que ser protegido.

1 curtida

Ainda bem que os 10293810283019283 jogos gacha mobile não entram nisso né? :smiley:

Imagina que louco seria se você compra-se um álbum de figurinhas e precisasse comprar as cartinhas em pacotinhos aleatoriamente sem saber qual carta que vai sair. Kkkkkkk

Tirando a brincadeira de lado, eu entendo que a tal das loot boxes incentiva de certa forma um comportamento indevido em crianças. Por outro não sei se a proibição deveria acontecer.

Acho que restringir para +18 seria ideal, mas sabemos que ngm respeita isso no BR. Talvez limitar por mês a quantidade por aparelho, ou permitir que todo item possa ser alcançado em alguma etapa do jogo talvez já seja o ideal. Proibir acho exagerado, o faturamento das empresas vem disso aí, se a criança usa o app já não pode ter propaganda pq já foi proibido tbm, se tiver assinatura, ngm paga. Enfim, complicado…

1 curtida

Ao invés do Brasil criar uma lei de gente forçando à mostrarem as possibilidades, tentam forçar essa lei porca… sério. :I

1 curtida

Pensei no mesmo. Mostrando as possibilidades fica a encargo da pessoa que comprar definir se vale ou não a pena comprar.

Em breve surge uma loot box na Caixa Econômica. Essa vai ser legalizada. Assim como os “bingos” que ela mesma promove.

Os ganhadores da loteria pagam acho que 40% pro governo. hahaha

Basta colocar um alerta que o mecanismo é de jogo de azar e mudar a classificação etária para 18 anos. Assim, se adequa a legislação.

Não vejo problemas com as lootbox em jogos como free fire, call of duty mobile, league of legends, call of duty warzone, pois são jogos gratuitos, e que você não paga para jogar, até por que eles precisam arrecadar alguma quantia para manter os servidores ativos. Já jogos Full price (pagos) o assunto muda, pois jogos como FIFA ou NBA, além de pagar pelo jogo, ainda tem que pagar para tentar conseguir um conteúdo adicional que deveria estar incluso no jogo.
Sobre o controle de acesso aos jogos, isso não cabe totalmente as empresas, já que na maioria das vezes os pais que dão acesso aos jogos. Mas creio que essa ação judicial seja mais um erro do poder executivo e legislativo para tirar dinheiro dessas empresas, e fazer com que essas empresas abandonem o Brasil, ou pelo menos o suporte aos jogadores brasileiros.

2 curtidas

Vão banir o quê agora? O uso de armas em jogos de tiro? O nitro nos jogos de carro? O medo nos jogos de terror? Ah não, já sei! Vão banir os controles por serem metálicos :+1:

1 curtida

Falando sério, já joguei jogos p2w e loot box você compra se quiser, agora cola nos jogos da Perfect World/Beijing onde itens necessários custam dinheiro e aí sim você é “obrigado” a gastar pra poder seguir em frente no jogo, agora loot box/ cosméticos e afins pra mim não influencia em nada.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.