A tecnologia ficou mais complicada ou só estamos velhos?

Ainda vou ouvir…mas ficou muito mais fácil…
Me lembro de ficar alterando endereço IRQ pra fazer placa de vídeo velha funcionar no Win 95…
Era tanta gambiarra nos anos 80/90…

Hoje é praticamente ligou, usou…

4 curtidas

Configurar a Sound Blaster no DOS para jogar…

3 curtidas

O que ficou complicado é a relação social, pessoal que cada um tem com a tecnologia (A lá Black Mirror)

1 curtida

Além do @vinicius_Emanuel falou, tecnologia ficou foi muito fácil como @imhotep mencionou, nem o trabalho de formatar o PC as pessoas têm hoje em dia.

Hoje é tudo intuitivo e pré-conectado, o que ficou ruim são as pessoas que reclamam de tudo e por não está rápido demais ou por não está conectado.

Quer ver com web 3.0, descentralização, blockchain, etc. imagina a chatice que vai ser ouvir os novos fanboys

2 curtidas

Ia mencionar isso, tenta instalar um Windows XP e o Windows 10, incomparável o quão mais rápido e fácil é no W10, drivers nem são problemas.

Aplicativos e programas hoje dificilmente possuem incompatibilidade com hardware. Ninguém fica ajustando a imagem no monitor, por ter a imagem deslocado pra fora, obrigado HDMI e DP.

3 curtidas

Está muito, nem o trabalho de clicar avançar, avançar, avançar … tem kkkkkk

1 curtida

Antigamente até pra conectar um vídeo-game ou vídeo-cassete na TV tinha que “configurar”, tinha que ligar o cabo no balum, chavear o aparelho num canal que não tivesse transmissão e sintonizar a TV no mesmo canal.

Ajustar o relógio de um vídeo-cassete então nem se fala tinha quase que fazer um curso na Nasa, tanto que 99% dos aparelhos ficavam desajustados mesmo.

E os aparelhos de som? Era um receiver pra sintonizar AM/FM, um tape-deck pra reproduzir as fitas, um mixer, um amplificador, as caixas de som, era uma meia dúzia de aparelhos com 3km de fios atrás pra fazerem eles conversar.

Os Menus das TVs eram assustadores, pra ajustar canal, configurar brilho, contraste, não era nada intuitivo, e pra sintonizar canais era um na TV e outro no teto mexendo na antena e gritando porque quando pegava bem o 3 o 5 e o 7 ficava ruim o 2 o 6 e 12.

O XP que me recordo foi a primeira versão já mamão com açúcar pra instalar, já era em CD e bootável então praticamente qualquer pessoa com um conhecimento básico e saber interpretar texto conseguia seguir os passos pra instalar.
Antes dele (3.11, 95, 98) era uma novela, era um disquete de boot do DOS 6.11 e mais uns 12 de instalação do sistema, tinha que executar os comandos na unha pra criar partição, formatar, chamar a instalação, ahh e se algum disquete no meio do processo de instalação tivesse brickado fufu…

E pior que tem gente hoje em dia que chega numa janela de instalação tem um botão escrito Avançar e um Cancelar, a pessoa pergunta: “o que eu faço agora??”. kkkk

2 curtidas

Então né, eu nem voltei tão atrás pq ainda não cheguei a instalar algum anterior ao XP, mas sei que a dor de cabeça é muito pior. Fora que se lembro bem, antes disso para o Windows quebrar todo por causa de algum programa ou driver era bem comum.

Lá em casa só tivemos uma imagem boa sempre depois que fizemos uma antena externa e colocou no topo da casa, hoje com uma antena pequena tu pega sinal digital e tem uma imagem super limpa.

Sinceramente não consigo pensar em algo que ficou mais difícil com tecnologia em qualquer campo. Olha os carros, mesmo um a combustão a manutenção é ridicularmente baixa nos dias atuais, não vai afogar se está com carburador desregulado e tu parou em uma ladeira, não tem dificuldade de partida a frio, não precisa malhar os braços para manobrar o carro, troca de óleo é muito mais longa.

1 curtida

Eu trabalho com suporte de TI e lá no meu trabalho decidimos usar acessórios (Mouse, Teclado e Headset) com fio. Creio que 95% da empresa usa acessórios com fio. Chegamos a essa conclusão depois de ter muitos problemas com acessórios sem fio. Os acessórios sem fio já tem a questão de pilhas que precisam ficar trocando. Além disso tem os problemas de falha de conexão e claro o preço que é bem maior. Diminuimos muito os nossos atendimentos a falha de acessórios depois dessa mudança.

Mas claro, tem muitas tecnologias que facilitam meu trabalho muito. Eu uso um sistema da empresa que instala praticamente sozinho o Win10, mó adianto.

Então axo que em algumas partes a tecnologia melhorou o nosso dia a dia e em outros ainda precisa de um refinamento.

Ouvi agora. Mas o pessoal abordou coisas muito mais atuais como qr codes, gadgets bluetooth, lâmpadas inteligentes etc.

Ainda assim, tudo é mais fácil e anti newbie hoje, do que era antigamente.

Hoje as gambiarras é se tu quiser ter uma casa smart, ninguém tem uma solução simples de configurar, as rotinas exigem complexos passos para serem criadas e tudo para de funcionar sem explicação nenhuma.

Em Porto Alegre todas as antenas ficam no mesmo lugar, se sintonizar um canal todos funcionam, mas hoje morando no interior sigo tendo de fazer apontamento de antena e fica gritando pra girar ela pro lado certo, afinal os velhos da casa gostam de rede globo.

1 curtida

Acredito que o nível de complexidade tenha aumentado drasticamente, principalmente devido às abstrações necessárias com os avanços da tecnologia: é ou não é mais complexo mandar uma DM no Instagram do que mandar um e-mail (que tem muito mais similaridades com a vida real)?

Pensei nisso pelo menos na área da programação. Por exemplo: a programação orientada a objetos facilita muito a vida, mas o nível de abstração aumentou imensamente.

Enfim, fica o questionamento aí.

1 curtida

Abstração faz parte da minha vida e da minha profissão. Mas, de fato, nem sempre é simples apreender toda e qualquer situação.

Uma coisa nada a ver com o que falaram, mas que lembrei aqui, são carros automáticos.

A primeira vez que dirigi um, achei que estava no autorama (só acelera e freia, o carro troca as marchas pra você). E de fato, era isso mesmo. Gosto de carro manual, mas automático é um caminho sem volta…

Outra coisa: uso Buds no meu Galaxy, mas uso também no note. Alterar de um para outro sempre é manual. Queria que fosse automático, dependendo da situação. Imagino que deve funcionar em ambiente Apple e air pods, mas misturando ambientes, como meu caso (Samsung e Dell, por exemplo), nem sempre funciona a contento.

Kkkkk isso mesmo

98 cheguei instalar, e 98 era fod…, vc formatava e instalava 98 que era mais complicado que o XP, depois de fazer os procedimentos, instalava por horas, vc saia por não aguentar as três, quatros horas e quando voltava, dava erro kkkkkk tinha que fazer de novo

1 curtida

Já passei por um perrengue absurdo por causa de reconhecimento facial: precisei pegar um carro de aplicativo e a empresa pediu uma verificação facial. Fiquei mais de 10 minutos pra conseguir até que peguei um táxi. O motivo da demora no reconhecimento: primeiro, eu uso óculos e sem eles não consigo ler o que a tela me pede, então tive que pedir pra alguém ler a tela pra mim enquanto tentava fazer o reconhecimento; segundo, quando conseguia chegar em uma fase do reconhecimento que pedia pra olhar pra frente não conseguia passar pois sou estrábico, não consigo olhar pra frente com os dois olhos ao mesmo tempo. O mais bizarro foi que na próxima vez que tentei pedir uma corrida não precisei fazer tal reconhecimento.

Tem outra coisa q queria q fosse padrão - biometria facial pra autorizar apps de banco.
Nubank, Inter, Itaú, Santander…todos usam.
Alguns bancos como BB e Bradesco ainda te exigem a ir na agência pra autorizar o app, como faziam os incas…

Você comentou de carros lembrei um fato que a tecnologia complicou, hoje a tecnologia embarcada nos carros é bem grande e a maioria massiva dos usuários não sabe usar nem 10% disso, por exemplo o tanto de gente dirigindo seus Land Rovers na rua com telefone pendurado na orelha não tá escrito, nego compra carro de meio milhão mas tem preguiça de ler um manual…

Bem no iníco do uso dos eletrônicos nos carros, existia essa máxima: ah, é carro q estraga fácil (a parte eletrônica). E de fato, acontecia mesmo…acho q hoje muito menos. Computador de bordo? Roubada na certa! Era o q se falava antigamente…

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.