A saga dos periféricos Wireless a dar problema continua

Então, pessoal. Estou retornando aqui, após devolver aqueles periféricos (mouse e teclado), e adquirido um conjunto novo: O Logitech MK 540 Advanced (que de avançado, me parece que só tem o nome).

Eu peguei um trauma do Microsoft Wireless Keyboard 2000, em que o mouse ficava dando lag direto. É muito irritante, principalmente quando se trabalha com edição de vídeo e foto. E agora, para minha infelicidade, estou enfrentando o mesmo problema.

O mouse desse conjunto falha muito, o lag do cursor é constante, e eu tenho que ficar reajustando a posição pra funcionar, por alguns minutos, antes de leggar novamente. E ele não está nem a 1 metro de distância do receptor, que a propósito fica na parte de trás do gabinete. Esta, por sua vez, está voltada para os periféricos (ajustei para essa posição na esperança de que pudesse resolver o problema).

Não há barreiras físicas, e não existem aparelhos wireless entre os periféricos e o receptor. À exceção destes, toda a configuração do meu pc é cabeada.

Numa atitude quase que desesperada, eu comprei um cabo USB extensor, pra deixar o receptor mais perto dos periféricos. Chegará essa semana, numa última esperança de resolver, mas já vi no site oficial deles, que é recomendado que o receptor fique plugado diretamente no PC.

O irônico é que tem um mouse wireless barato aqui comigo, que não dá lag nenhum. De uma marca que nunca vi, Knup.

Não sei se talvez o problema fosse resolvido com dois receptores. Pensei que talvez, por haver um único receptor para ambos teclado e mouse, eles ficam dando interferência um no outro. Mas por que mandariam apenas um receptor no conjunto, se não fosse suficiente?

Eu, definitivamente, não gostaria de ter que adquirir um mouse com fio. O que vocês me recomendam? Atualizarei aqui, assim que o cabo extensor chegar.

Quando morava próximo da Avenida Paulista em 2016 eu tive um problema parecido, testei 3 mouses sem fio e todos ficavam travando.
Certo dia fui pra casa dos meus pais, fiquei um mês usando o mouse sem problema nenhum, mas foi voltar pra casa em São Paulo que o mouse voltou a dar problema.
Concluí que pudesse ser interferência eletromagnética por morar em uma região com muita transmissão de sinal.

Poisé, eu também penso ser questão de muita interferência, por isso comprei o cabo. Mas o mistério é um mouse com receptor teoricamente mais “fracos” fluirem de boa, e um mouse de uma marca conceituada, com um protocolo mais sólido, ficarem travando.

Esses receptores usam WiFi 2,4GHz, então se onde vc mora tem muito wifi de vizinho pode dar interferência, além disso o wifi de produtos homologados aqui no brasil s[o podem usar 11 canais enquanto produtos importados podem usar 13.

Não se engane, o kit pode ser da Logitech, mas ainda é um modelo de entrada, dos mais básicos, tanto que na página do MK540 falam o mínimo possível do receptor. Não duvidaria o mouse da Knup (a marca é basicamente uma Multi da vida, estampando sua marca em produtos white label chineses) ter um receptor semelhante, ou até melhor que o do MK540.

Os receptores mais conceituados da Logitech seriam o Unifying, o Logi Bolt (mais recente), ou então o Lightspeed (esse só na linha gamer), esses sim são mais robustos e menos suscetíveis a interferências, porém os mouses/teclados da marca utilizando esses receptores são mais caros (em alguns casos, consideravelmente mais caros) que o kit do MK540 que você adquiriu.

Enfim, você já tentou mover o receptor para uma porta USB na frente do gabinete? Normalmente isso já ajuda bastante, pois é um caixote de metal com diversos componentes de metal a menos no caminho do receptor. Usar um extensor para deixar o receptor mais próximo dos periféricos também ajuda…

Então, a parte de trás do gabinete é a que fica mais próxima dos periféricos. Ele está posicionado à esquerda da mesa, de costas para o monitor. É uma posição estranha, o acrílico fica voltado pra parede, mas não me importo de ficar olhando o RBG das memórias mudando de cor. É uma forma que tentei usar pra contornar o problema. Antes ficava embaixo da mesa.

O que veio na caixa foi um receptor Unifying, e talvez eu tenha que comprar, novamente, o M650 Signature, que vem com o receptor Logi Bolt. Eu o devolvi, achando que esse mouse do kit seria suficiente. E é, se não fossem as falhas, por isso vou esperar o extensor, pra fazer o teste.

Dá uma olhada se esses negócios que dão problema funcionam em 2.4GHz ou 5GHz…

Tenta usar uma porta USB 2.0 em vez de 3.x. USB 3.0 pode causar interferência.

Enfim, eu testei o cabo extensor e deixei o receptor mais próximo dos periféricos. Até o momento, nenhum lag.

Acredito ter final e definitivamente resolvido o problema. Obrigado a todos que colaboraram.

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.