A potência (W) de um carregador de celular é equivalente para um notebook?

Boa tarde!
Tenho um notebook que exige 60W do carregador, isso com o carregador original ou com um USB-C. O carregador que vem de fábrica é 15V-4A, que dá 60W. Agora, estou vendo de comprar um celular que vem na caixa um carregador 80W, com essas especificações de output: 5V 6A 9V 3A or 10.0V 6.5A 11V 7.3A.

Essa carregador de celular daria conta de alimentar o computador, ele se adaptaria aos 15V-4A que o computador exige? Ou ele simplesmente não funcionaria, mesmo tempo Potência (W) suficientemente?

No site da fabricante do notebook diz: “para um melhor desempenho, recomendamos a utilização de um carregador PD USB-C que forneça, pelo menos, a mesma potência que a fonte de alimentação concebida”. Ou seja, eles só falam de W, mas não especificam direito V e A.

Você tem que verificar se o carregador do smartphone que você pretende comprar é compatível com USB-PD e se consegue entregar a potência dele na tensão de 15V.

Tem vários carregadores “turbo” para smartphone que usam protocolos proprietários, específicos da fabricante do aparelho, e não vão entregar essa potência para um notebook (que seguem o padrão do USB-PD)…

1 Like

Dá conta sim. O carregador e o computador “negociam” a energia no momento em que você conecta o dispositivo. Mais ou menos assim:

[macbook]
– E aí, parça. Tem uma energia da purinha hoje?
[carregador]
– Meu consagrado, eu consigo pra você hoje 5V 6A; 9V 3A; 10V 6.5A e até mesmo 11V 7.3A, mas essa não sei se você aguenta.
[macbook]
– Pode crer, me vê uma dessa de 10V 6.5A que eu vou passar a noite inteira ligadão.
[carregador]
– Receba!

Putss, isso respondeu minha pergunta. Não, essa fabricante (OnePlus SuperVOOC) não é USB-PD compatível. Acabei de pesquisar. Obrigado!

Hhahahahahahahahaha altos papos dos eletrônicos que não ouvimos
Mas pelo que entendi de USB-PD e o do que o Mateus disse, essa conversa só vai existir se forem USB-PD ambos os aparelhos.

2 Likes

Como um YouTuber americano diz: “energia é energia e água é água”

Eu mesmo uso um carregador de 45W com USB-C da Samsung no meu notebook da Dell.

“Funciona”, mas depende do seu uso.

Se você utilizar um carregador USB-PD com potência abaixo do que o notebook pede, o comportamento é inesperado, os casos mais comuns são limitações na potência da CPU/GPU, impossibilidade de recarregar a bateria enquanto o notebook está em uso, ou até mesmo a bateria descarregar lentamente mesmo com o carregador conectado…

1 Like

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.