A massificação do Wi-Fi vai (ou já está) derrubar o faturamento das operadoras móveis?

A facilidade que encontramos hoje para usar uma rede Wi-Fi fora de casa vai derrubar as receitas da telefonia móvel assim como o WhatsApp derrubou o faturamento do serviço de voz?

A massificação do Wi-Fi ajudou a melhorar a rede móvel?

3gb ou 30gb de franquia de dados ainda fazem diferença para a grande maioria dos usuários de Internet móvel?

1 curtida

Essa facilidade deve ser só ai para o seu lado, porque aqui ainda é muito difícil de achar WiFi grátis, fora toda a questão de segurança envolvida. Além disso, não vejo a menor praticidade em ficar conectando em diferentes redes, ainda mais que costumam pedir várias verificacoes.

13 curtidas

Esse tipo de informação tu só consegue com pesquisa por amostragem. hahaha

Não, continua a mesma m.

Exatamente, as vezes são mais de 5 minutos pra registrar em uma rede lenta e insegura, não vale a pena.

1 curtida

Regra 1 de segurança: wi-fi só o de casa ou, no muito, do trabalho.

Eu só me conecto a wi-fi pública se estiver totalmente sem sinal e realmente precisar usar a rede.

E a cada dia que passa eu uso mais a rede 4/5G, sem me preocupar muito.

5 curtidas

Eu tenho plano com 5gb de franquia e quase nunca uso tudo porque todo canto que vou tem wifi gratuito. Geralmente só uso dados no caminho pra algum lugar ou pra locais que nem vou passar tempo suficiente pra conectar no wifi. Não sei se é coisa de cidade pequena, mas aqui todos os locais liberam wifi sem fricção, até nas praças, postos de saúde tem wifi pro público.

Acho que eu não precisasse das ligações e do 4g pros atendimento de trabalho quando a rede dá problema, eu nem teria plano

A facilidade que encontramos hoje para usar uma rede Wi-Fi fora de casa vai derrubar as receitas da telefonia móvel assim como o WhatsApp derrubou o faturamento do serviço de voz?

Não. Realidade de wi-fi aberta: cadastro, ver propaganda, torcer pra conexão ser boa

A massificação do Wi-Fi ajudou a melhorar a rede móvel?

Não.

3gb ou 30gb de franquia de dados ainda fazem diferença para a grande maioria dos usuários de Internet móvel?

Sim, principalmente para quem usa além de whatsapp e redes sociais.

1 curtida

Acho que não principalmente porque o valor dos planos de dados móveis andam muito baratos, principalmente pra quem não depende 100% da franquia de dados não deve gastar mais que uns R$30/mês então vale a pena pagar pela comodidade.
Eu pessoalmente 90% do tempo estou no wifi de casa, trabalho ou academia que tudo fica a 5min de caminhada, mas ainda assim mantenho um dados móveis pra alguma necessidade fora disso, sem contar segurança no caso de ter o celular perdido ou furtado.

Edit: Me atentei a pergunta, derrubar o faturamento acredito que sim, mas por em risco acho que não pois as teles nunca jogaram pra ganhar pouco.

3 curtidas

é diferente o wifi para o whatsapp pela época

o wifi esta mais para abocanhar aquela parte do mercado que não tem pouca condição financeira ou que ainda não acostumou adquirir planos de telefonia móvel, em outras palavras, o pré-pago raiz mesmo que compra quando usa

vejo mais como uma pré-etapa da telefonia móvel, questão de tempo para a pessoa adquirir algum plano depois de “viciar” na internet kkkk

outro ponto é a segurança, wifi-público, só em estado de necessidade e olhe lá, para quem tem plano de telefonia ficar acessando wifi-público, estupidez ou burrice são baita de um elogio para não dizer coisa pior;

Para o meu uso é indiferente, quando utilizo fora de casa geralmente é pelo 4g para mandar alguma mensagem no whatsapp.

Agora para alguém mais hardcore no mobile talvez faça sentido ficar utilizando WIFI.

O bom do interior é que em muitos estabelecimentos é só pedir a senha do wi-fi, não precisa de cadastro nenhum, isso quando ela não está colada na parede do lugar, e evito de gastar os dados móveis enquanto espero, por isso que o meu vivo easy rende infinitamente a internet.

2 curtidas

Por uma questão de mais segurança, eu não utilizo wi-fi gratuíto, como nada é de graça, e se for, aí que mora o perigo, fora de casa prefiro usar dados móveis, então de minha parte o faturamento delas vai continuar.

1 curtida

Uso bastante wi-fi público e o wi-fi do trabalho, mas ambos com VPN (Proton) sempre ligada. No mais Vivo Easy.

Isso é verdade. Antigamente eu usava massivamente do 4G, principalmente porque na minha universidade não tinha uma rede muito boa. Hoje é completamente coberta. Todo estabelecimento que eu vou tem wi-fi. E não aqueles de cadastrar, é o wi-fi doméstico mesmo. Pros meus clientes eu falo que é pra usar mesmo porque pago caro mensalmente…rs
Hoje por aqui como tudo é fibra e uma rede de 400Mb é uns 79,90 vale muito a pena deixar o 4G de lado. Eu não deixo porque é emocional, adoro ver o símbolo do 4G+ e agora tô torcendo pra chegar logo o 5G aqui.
Pra quem tem VoWiFi é melhor ainda caso queira fazer alguma ligação, a qualidade de voz é ótima.
E como já postei aqui. Tem interior que nem tem rede de celular, eles já pularam pro Whatsapp (call e vídeo) e IPTV.

Pelo contrário. O fato das conexões móveis terem ficado melhores e mais baratas, me fez deixar de ficar procurando Wi-fi onde eu vá.

Só uso Wi-fi em casa e na casa da minha mãe. De resto, minha franquia móvel da e sobra.

3 curtidas

Pelas notícias recentes em que as operadoras estão se preparando para cortar os conteúdos ilimitados(whatsapp e Cia), vamos voltar ao período em que o wi-fi predomina, entretanto desta vez com o wi-fi massificado :neutral_face:

Se fizerem isso, muita gente vai preferir usar o wi fi mesmo. Eu não, porque meu plano móvel sempre sobra gbs, inclusive como nunca uso tudo, tô até pensando em migrar para um plano mais barato, quando acabar um ano de permanência.

1 curtida