A LGPD é inútil agora? Mega vazamento de 220 milhões de pessoas

Estou com essa dúvida sincera na cabeça desde ontem quando ouvi o tecnocast.

Agora que já vazaram todos os dados dos brasileiros a LGPD foi criada pra nada? De que vai adiantar outras empresas gastarem milhões de reais em segurança se os dados já estão aí, bem catalogados e prontos para serem utilizados por toda sorte de criminosos?

1 curtida

Ainda vale pra redes sociais, sites de compra, gerenciadores de senhae muitos outros serviços que trabalham com dados diferentes

2 curtidas

Vale pra tudo que você provavelmente nunca vai precisar usar hoje.

1 curtida

Quase tão importante quanto os dados que vazaram são os dados comportamentais guardados pelas redes sociais e os de vendas que os supermercados/bancos/cartões tem teus, esses dados precisam ser protegidos, e a LGPD não diz respeito só a vazamentos, ela cobre uma coisa muito mais nefasta, a venda de dados comportamentais.

1 curtida

Ainda não é inútil, mas talvez possa ser. Esse vazamento massivo vai por a legislação à prova. Dependendo do rigor que as autoridades tratarem do assunto com base na lei, vamos saber. Se só passarem a mão na cabeça e deixarem por isso mesmo a credibilidade no sistema vai pro buraco.

Isso tem que se apurado e os responsáveis devidamente penalizados pra servir de exemplo. Por mais que o vazamento já tenha ocorrido, ainda pode-se tentear evitar futuros.

3 curtidas

Eu quero ver qd começarem a noticiar casos de fraudes q, supostamente, se originaram dos dados vazados.

Essa semana mesmo, coincidentemente ou não, recebi um SMS do meu banco, dizendo q houve tentativa de compra com um cartão virtual meu, mas q foi recusada pois, claro, o sistema troca o código de segurança de tempos em tempos.
Fui pensar onde eu tinha usado esse cartão virtual, e eram lojas online (Amazon, B2W, etc.), além de cadastro em app de transporte.

Já fui vítima de clonagem de cartão, mas eram outros tempos (há uns 15 anos).

1 curtida

Já ouviu aquela expressão “no Brasil tudo acaba em pizza”?

Pois bem, acredito que ninguém deva ser identificado, atuado ou responsabilizado por este enorme vazamento de dados.

O melhor é se prevenir de problemas como puder e torcer para que a segurança digital seja levada mais a sério nas empresas e governos.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.