A LGPD é inútil agora? Mega vazamento de 220 milhões de pessoas

Estou com essa dúvida sincera na cabeça desde ontem quando ouvi o tecnocast.

Agora que já vazaram todos os dados dos brasileiros a LGPD foi criada pra nada? De que vai adiantar outras empresas gastarem milhões de reais em segurança se os dados já estão aí, bem catalogados e prontos para serem utilizados por toda sorte de criminosos?

Ainda vale pra redes sociais, sites de compra, gerenciadores de senhae muitos outros serviços que trabalham com dados diferentes

1 curtida

Vale pra tudo que você provavelmente nunca vai precisar usar hoje.

1 curtida

Quase tão importante quanto os dados que vazaram são os dados comportamentais guardados pelas redes sociais e os de vendas que os supermercados/bancos/cartões tem teus, esses dados precisam ser protegidos, e a LGPD não diz respeito só a vazamentos, ela cobre uma coisa muito mais nefasta, a venda de dados comportamentais.

Ainda não é inútil, mas talvez possa ser. Esse vazamento massivo vai por a legislação à prova. Dependendo do rigor que as autoridades tratarem do assunto com base na lei, vamos saber. Se só passarem a mão na cabeça e deixarem por isso mesmo a credibilidade no sistema vai pro buraco.

Isso tem que se apurado e os responsáveis devidamente penalizados pra servir de exemplo. Por mais que o vazamento já tenha ocorrido, ainda pode-se tentear evitar futuros.

2 curtidas

Eu quero ver qd começarem a noticiar casos de fraudes q, supostamente, se originaram dos dados vazados.

Essa semana mesmo, coincidentemente ou não, recebi um SMS do meu banco, dizendo q houve tentativa de compra com um cartão virtual meu, mas q foi recusada pois, claro, o sistema troca o código de segurança de tempos em tempos.
Fui pensar onde eu tinha usado esse cartão virtual, e eram lojas online (Amazon, B2W, etc.), além de cadastro em app de transporte.

Já fui vítima de clonagem de cartão, mas eram outros tempos (há uns 15 anos).

Já ouviu aquela expressão “no Brasil tudo acaba em pizza”?

Pois bem, acredito que ninguém deva ser identificado, atuado ou responsabilizado por este enorme vazamento de dados.

O melhor é se prevenir de problemas como puder e torcer para que a segurança digital seja levada mais a sério nas empresas e governos.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.