A infraestrutura de telefonia móvel brasileira aguentaria planos de Internet ilimitada?

1 curtida

Aguentaria! Bastaria reduzir um pouco a velocidade nos planos mais baratos e manter a franquia apenas nos mais caros.

1 curtida

não aguentaria.

um grande talvez é se baixassem muito a velocidade dos planos, tipo para 1 ou 2 Mbps, ai ela até deve aguentar onde já tem 4g, mas não seria viável isso onde só se tem rede 3g.

O problema é, quem quer uma rede móvel lenta?

Acredito que não. Mesmo com franquia limitada já é uma dificuldade em alguns lugares, imagina com ilimitado.

2 curtidas

A ideia é interessante, porém tem uma lei que proíbe discriminação de velocidade conforme o plano.

1 curtida

Infelizmente, NÃO! Parece não suportar nem com a limitação, que dirá sem. rsrs

2 curtidas

Reduzir velocidade em plano móvel pode ser contraproducente, por que faz a pessoa ocupar a rede por mais tempo por causa da velocidade menor, “empatando” o espectro para outros clientes por mais tempo.

8 curtidas

Provavelmente seria pior. Em vez de você ter picos de tráfego (tipo buffering de vídeo), esses clientes iriam ficar usando 1-2Mbps quase o tempo todo, usando recursos da rede.

4 curtidas

Nem a fixa parece estar aguentando. hahaha

2 curtidas

No Reino Unido a Vodafone faz isso — não sei se é porque a infraestrutura não aguenta ou por estratégia comercial mesmo, já que é a única que limita a velocidade nos planos “ilimitados”).

O plano “ilimitado” mais barato (£ 22/mês) tem 2 Mbps de velocidade. O plano intermediário (£ 26/mês) tem 10 Mbps e o plano top (£ 30/mês) tem a velocidade máxima disponível.

Boring stuff

Planos com fidelidade de 24 meses.

2 curtidas

Creio que sim.
Até mesmo, os responsáveis quando disponibilizar esse plano/serviço estará preparados para atender a todos, acredito.

Os APPs que mais gastam banda (Instagram, Facebook, Tiktok) já são ilimitados em diversos planos, o que indica que sim, tecnicamente já aguenta porque o preço para “não se preocupar” com dados está cada vez menor, especialmente nas grandes cidades.

A exceção, talvez, eu diria que foi no aeroporto de Brasília onde o 4G da Tim não tava aguentando o número de usuários simultâneos no espaço quando eu fui semana passada

1 curtida

Algo a se considerar aqui, além do interesse comercial (por que pega bem na propaganda, e por que há algum acordo entre essas empresas pra isso), é que muito desse tráfego vem de CDNs ou outros tipos de cache de conteúdo que estão dentro da rede das operadoras, então o custo é menor.
Ainda não alivia congestionamento na última milha (no caso de celular, no caminho entre o celular e a torre e vice-versa), mas já é uma consideração no custo, e que ajuda a explicar alguns desses acordos de zero-rating.

3 curtidas

Teoricamente não há como ter planos ilimitados de acesso à internet móvel no país.
O ideal seria as operadoras do cartel sejam mais claras nos planos. As franquias de internet tem crescido bastante no último ano.
O que vejo no futuro são as operadoras apostando em agregar SVA’s e diminuir a franquia de internet móvel com o 5G.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.