A história do PlayStation: do PS1 ao PS5

Originally published at: A história do PlayStation: do PS1 ao PS5 – Jogos – Tecnoblog

Com a chegada da nona geração de consoles e do PS5, conheça a trajetória do PlayStation até os dias de hoje

1 curtida

Porque foi suprimido que o Playstation inicialmente era um projeto conjunto da Nintendo e da Sony?

1 curtida

Oi Guto! Infelizmente, não dava para falar 100% de tudo nos mínimos detalhes porque senão teríamos que fazer uma mini série! :grin: Por exemplo, existem vários outros jogos marcantes, de cada geração do console, que não foram mencionados ou mesmo ações promocionais.

Mas conforme lembrarem de mais detalhes para enriquecer ainda mais essa linha do tempo (como este detalhe que você pontuou), fiquem a vontade para compartilhar!

Gostei muito do artigo, mas acho que a adição de partes mais “polemicas” (como o fato de diversas funções terem sido retiradas do PS3 com o passar do tempo) deixaria as coisas mais interessantes.

Mas é como eu falei, ficou realmente muito bem escrito ^^

Anotando as sugestões para os próximos e obrigada! :slight_smile:

A ideia do video, em si, é muito boa, porém, tem muita coisa para ser falada e muitas coisas ficaram faltando. Acredito que a ideia poderia ter sido melhor trabalhada e em um vídeo com mais tempo. Sem contar que faltou muita menção de jogos marcantes, que marcaram realmente a geração. Para o PS2, faltou o Guitar Hero e Need For Speed Underground 1 e 2, por exemplo, que foram simplesmente uma febre mundial, entre muitos outros. Para o PS3, na minha opinião, faltou falar da saga Assasin’s Creed, que marcou a evolução dos gráficos para a época.
Eu ainda acho que esse tipo de vídeo seria excelente para o @mobilon apresentar , fica a ideia para os os próximos, de repente.

ué mas e GTA 1 e 2 que estrearam bem antes no PS1?
E a camera do PSP não foi o único acessório. Tem um gps pra ele tb (que eu pensei em comprar na época não sei pra que).

Eu ficaria boiando em um vídeo sobre games, pois sou um jogador casual. A especialista aqui é a Vivi. :slight_smile:

E sobre o que ficou faltando, é impossível falar de tudo em um vídeo para YouTube. Eu achei que nesse tamanho ficou ótimo, se aumentasse mais ficaria cansativo…

1 curtida

@mobilon

Bom, eu não disse que ela não é especialista no assunto. A Vivi deve ser realmente muito boa e ter muito conhecimento no assunto, porque se ela não tivesse, não faria parte da equipe Tecnoblog - que é um dos poucos meios de comunicações sobre tecnologia que eu acompanho hoje e que me identifico. Mas o que eu quis dizer foi de você apresentar vídeos como esse. Eu ouço os podcasts e, para mim, eu acredito que seria melhor, porque eu acho que você tem uma boa levada, você sabe comunicar muito bem, mesmo que você possa não entender sobre alguma coisa, como neste caso. É uma questão de feeling e quem sabe de um teste, porque não?
Na maior parte das vezes, o espectador se prende muito mais pela forma como a informação é passada para ele do que pelo nível de conhecimento que a pessoa, que está fazendo o vídeo, tenha sobre um assunto.

O Castanhari, do Canal Nostagia, não é um historiador, não fez faculdade de história e nem é um profundo conhecedor sobre as muitas pessoas de quem ele já falou nos vários e vários vídeos que ele já fez, mas ele pesquisa, ele vai atrás da informação, estuda, consulta pessoas que realmente estudaram para validar a informação que ele vai passar, e assim ele é perfeitamente capaz de fazer um vídeo de qualidade e com informações precisas

Quanto a um vídeo grande e “cansativo” é uma questão de como é apresentado. Eu vejo que, se pensássemos dessa forma, vídeos com mais de uma hora, e alguns com mais de duas horas, do canal Nostalgia, por exemplo, não fariam tanto sucesso.

Outra coisa que poderia ser feita, seria uma série de vídeos contando essa mesma história, só que dividida em vários vídeos, de forma que se pudesse ir mais a fundo em cada um deles. Para o Playstation seriam 5, pelo menos para os consoles - e ai poderia teria ter mais um para falar dos portáteis - para o Xbox, seriam 3 ou 4, não sei certo, para a Nintendo e outras séries que poderiam ser apresentadas.

Uma pergunta: quem seria o publico para esse tipo de vídeo? Pessoas que nunca jogaram para ter um breve conhecimento sobre os consoles que marcaram várias gerações, ou essas gerações que foram marcadas? Eu vejo esse tipo de vídeo como uma nostalgia e para mim não me importaria ter uma vídeo de mais de 30 ou 40 minutos sobre o tema, assim como, pelo menos eu acredito nisso, que muitos outros não ligariam.

Eu também sou um jogador casual, desde o Playstation 1, mas tive todas gerações do console até então e estou dando a minha opinião baseado no que eu penso que muita coisa importante ficou de fora e que poderia ter agregado e muito na qualidade do vídeo em si.

1 curtida

Deus abençoe o :shushing_face:.

1 curtida

O silêncio agregaria se eu tive dando uma de hater, criticando um trampo apenas por criticar, sem falar nada para agregar ou ajudar numa possível melhora. Opinião serve para isso, desde que bem construída e bem direcionada.

Posso ter falado bastante, mas em momento algum estou atacando ninguem ou simplesmente falando mal do trampo que foi feito.

Se o silêncio fosse tão bom assim, não haveria a menor necessidade de um comentário como esse.

Qual o objetivo da comunidade? É exatamente se comunicar. Se é para ficar em silêncio, essa comunidade nem deveria existir

2 curtidas

Também tinha um sintonizador de tv:

https://www.meugameusado.com.br/sintonizador-de-tv-digital-japones-psp

1 curtida

Só um acréscimo: o PS3 foi lançado com o Six Axis. O Dual Shock 3 veio depois. A matéria em vídeo ficou muito boa pro tempo de duração. :clap:t3: :clap:t3:

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.