A gente quer o Orkut de volta? Sim, mas pelos motivos errados

6 curtidas

Adorei o texto e a forma como ele foi escrito! E, infelizmente, concordo com o que você disse na matéria… não vejo muito futuro nisso: tantas ideias boas hoje em dia, como o Mastodon, não vingam (já pensou criarem uma instância Orkut.com?)

8 curtidas

Obviamente o chamariz pro novo Orkut será a nostalgia, é a única coisa que carregamos dele até hoje. E tal qual também foi o motivo do sucesso de Sandy e Junior em 2019, já que a dupla foi citada no texto.

E concordo com 99% do texto, mas o 1% representado por "Seria como estar preso para sempre em um show de Sandy & Jr — legal no início, cansativo depois de algumas repetições." não posso concordar. Amei os 4 shows que eu fui da última turnê. :rofl: :rofl: :rofl:

6 curtidas

Orkut foi uma desgraça na minha vida.

Criaram um fake meu, usaram para ameaçar minha família a ponto deles ligarem para minha casa perguntarem o que houve, e a Google nem sequer se dispôs a me ajudar (pediram para eu registrar ocorrência e mandar uma cópia do BO por fax ou correio).

Sem falar que já existiam comunidades de ódio, de preconceito, de apologia à violência policial, já existiam fakes e trolls e semeadores da discórdia.

Existiam algumas comunidades boas, mas duvido que seja possível reconstruir esse ecossistema hoje.

1 curtida

Lamento o que ocorreu contigo mas podemos supor que o Orkut, a pessoa, está ciente dos problemas que vc citou pq ele não ficou hibernando desde o fim da rede social.

Esses tempos também tentaram voltar com o Fotolog, mas não vingou.

Não queremos:
Status On-line
Algoritmo
Curtidas

Tendo isso, já fez mais do que um milagre.

3 curtidas

Hahahahaha eu também fui, e amei! <3 Mas não moraria num show deles pra sempre! :joy:

6 curtidas

A bem da verdade é que quem usa rede social desde sempre já tá saturado, em 20 anos foram 4 que pegaram mais, tirando as que todo mundo usou por meses e depois ninguem usou mais, eu mesmo já não uso o Instagram como antes, o Twitter anda tão toxico que nem vale muito mais a pena e o TikTok já tá querendo me bater por falta de coisa realmente nova

1 curtida

Cara concordo, permitir um modo offline no whatsapp /telegram seria perfeito.
no iphone eu consigo deixando o acesso bloqueado para dados móveis, mas as vezes estou em casa quero relaxar ouvir algo no fone e no spotify ta la o whatsapp, outra coisa que detesto é a exposiçao do numero da pessoa.

3 curtidas

Talvez as boas lembranças que temos do Orkut sejam as famosas falsas memórias afetivas, como as que eu costumo ter de alguns jogos do PS1, mas quando vou ver uma gameplay no YouTube logo penso “Que bos**, eu gostava disso?”. No contexto da época poderia ser a melhor coisa do mundo, o que não significa que seria uma boa coisa ressuscitar.

3 curtidas

Pergunta sincera, isso realmente existe?

Acredito que pra tudo de bom que vivemos no momento, faz sentido no momento. Quando a gente olha pra trás do que já gostamos, podemos achar outra coisa hoje porque mudamos em muitos aspectos. Isso acho que vale pra qualquer área da vida.

1 curtida

Mesmo que volte não dura muito tempo. Ou vai ter algo diferente pra se adaptar as necessidades atuais, ou vai ser legal por uma ou duas semanas e cair no esquecimento. Vejo situações parecidas acontecendo no mundo dos jogos. A galera cria um hype, pede pra algum jogo voltar, tem um hype, passou o hype o jogo morre. Vi isso com Grand Chase. Acredito que com o Orkut seria o mesmo.

2 curtidas

Só desativar atualização em segundo plano (no iPhone). Mesmo com Wifi, vc não receberá mensagens (e acharão que vc está sem internet). Só manter o aplicativo completamente fechado (e não na memória).

Quando quiser receber mensagens, só abrir o app.

1 curtida

Até hoje não encontrei rede social com algo melhor que as comunidades do Orkut, aquilo era simples e funcional, não tentava reinventar a roda.

2 curtidas

Acho que o que chega mais perto atualmente é o Reddit, tem inúmeras “comunidades” dos mais diversos tipos. Os usuários são na grande maioria anônimos.
Sei que é bem diferente das comunidades, mas o Reddit tem vantagens e desvantagens com relação as comunidades do Orkut.

3 curtidas

A maior vantagem do Orkut, da qual mais sinto falta, é que as Comunidades mantém seus fóruns separados.

Quer debater política? Vá para a comunidade do Lula, do Bolsonaro, da PQP.

Quer falar sobre Música? Jogos? Futebol? Sempre tinha uma comunidade sobre o tema que te interessa, e a moderação funcionava. Posts que fugiam das regras eram apagados, membros banidos, algumas comunidades nem aceitavam perfis fakes.

O principal problema do Facebook foi o funcionamento dos Grupos que não organiza o fórum em tópicos, e sim um feed infinito onde uma boa discussão cai facilmente em um limbo. E o feed da página inicial que mistura publicação de amigos, de páginas, de grupos, vira uma zona.

6 curtidas

Que nem os depoimentos. Na época, era uma forma de mandar conteúdos grandes pra pessoa, já que SMS era caro e e-mail só dava pra mandar pelo PC e tinha um tom mais profissional. Então depoimento era um canal para essa interação mais rica. Hoje vc tem uma infinidade de opções: WhatsApp, DM, app do Gmail, SMS free, dá pra pôr Gif, vídeo, fazer ligação, colocar negrito, itálico (só não dá pra colocar cor no texto kkk)… o depoimento teria que finalidade, afinal? Ver um depoimento na tela do celular e uma mensagem no WhatsApp teriam a mesma experiência.

As comunidades, bom… Há quem diga que fazem falta… Mas a maioria dos fóruns eram para:

  • baixar música - o streaming já quase erradicou o torrent.
  • falar de interesses em comum - já temos grupos do Telegram, WhatsApp, até mesmo do Facebook, Reddit.
  • conhecer pessoas - Tinder, Happn e afins, muito mais práticos.
  • promover um serviço - Instagram, Pinterest, etc.

A única diferença das comunidades era mesmo essas de zoação que descrevem alguma situação que metade da população se identifica, entra e aparece no perfil como algo muito curioso sobre aquela pessoa. Mas em um mundo com discussões tão intensas, tantos memes e tanta informação, alguém vai ligar pro fato de vc peidar quando acorda?

3 curtidas

Nunca curti Orkut nessa época eu só tinha o MSN mesmo

1 curtida

Seria bom tbm voltar a função de ver quem visitou seu perfil :grin:

3 curtidas