A decadência da Saraiva: de maior livraria do Brasil à luta para não falir

1 curtida

A loja virtual está entregando os pedidos, ou continua dando calote e trabalhando com o dinheiro dos clientes?

2 curtidas

O problema da Saraiva foi achar que era normal cobrar o dobro pelo mesmo produto, qualquer pesquisa mostrava o quanto eles eram mercenários e a Amazon só veio jogar a pá de cal

5 curtidas

Que excelente matéria, parabéns aos envolvidos.

1 curtida

A saraiva ta só aguardando o sepultamento de vez.

a saraiva sempre elitizou suas loja.
colocou seus precos la em cima.
agora fodam se

Há tempos não lia um texto tão bem escrito, prendeu minha atenção do início ao fim. Parabéns.

3 curtidas

Fica claro que a gestão da empresa foi a maior culpada. Tivemos crises, vivemos crises, mas olha o exemplo de algumas livrarias que ñ tem o porte que a Saraiva tinha e se mantêm até hoje.

Triste fim.

Parabéns pelo a matéria Alecrim.

1 curtida

Excelente matéria! Parabéns!

Muito triste, vou esperar um saldão outlet pra comprar livros a preço justo lá.

Nossa comprei muitos games no site da Saraiva… até alguns livros tbm…

E pensar que o primeiro jogo digital que comprei pra PS3 foi utilizando um cartao de crédito da Saraiva…
Uma pena ela chegar nessa situação

1 curtida

Muito bom o artigo, parabéns ao autor! É uma pena não poder parabenizar também a Saraiva, uma situação muito triste.

Comprei meu PS4 lá em 2017, era o melhor preço que encontrei da versão nacional do console (1500 com uncharted). Triste ver que isso aconteceu com uma loja centenária.

A Saraiva cometeu o mesmo erro do Brasil: se deslumbrou com a bonança financeira, investiu muito por causa disso e não se atentou para as mudanças que estavam acontecendo. O resultado tá aí.

No caso do Brasil, não souberam aproveitar o boom econômico adquirido com a venda do petróleo para investir em ciência e tecnologia, tornando o país dependente das mesmas fontes de renda, e gastando bilhões em crédito. Quando o preço do petróleo despencou, a conta chegou.

A empresa respira por aparelhos. Se desligar morre.

É triste, mas a Saraiva é responsável pela própria decadência. Trabalhei na empresa entre 2011 e 2012 no setor de TI e o quê via era muito dinheiro gasto em projetos que não andavam ou que eram abortados. Um clima constante de assédio moral contra os profissionais, diversas dificuldades para fazer coisas simples. Em resumo: uma empresa com ótimos profissionais e péssimos gestores. E quando o gestor, que deve dar exemplo e indicar rumos, não faz seu papel, quem paga era a equipe, muitas vezes tendo que estender seu trabalho e até trabalhar em finais de semana por erros de gestão. Isso desde 2012. Não adianta trocar gestores se o modo de pensamento continua sendo antiquado dando espaço para a concorrência, que já vinha fazendo mais e melhor, tomar o seu espaço.
Desejo o melhor aos profissionais caso a falência se concretize

2 curtidas

Pode atualizar hoje, pois a Saraiva foi notificada pela B3 em função do baixo valor de suas ações, aparentemente fará um agrupamento de ações…

Atendimento FRACO dos funcionários nas lojas físicas.
Não me surpreende está quebrando.