A bagunça das chamadas por 4G no Brasil e os desafios do VoLTE

Acho uma falta de respeito das operadoras com oa clientes nacionais e q vem ao brasil. Se o cara tem um oppo um realme ou um xiaomi, etc… E vem so a passeio como q vai usar a tecnologia no país? E os q moram aqui tbm nao podem usar simplismente pq as operadoras n liberam para os aparelhos, so usa donos de aparelhos q elas querem. A anatel poderia chegar junto nas operadoras quanto a isso!

5 curtidas

Com os clientes nacionais eu concordo.

Com os estrangeiros é relativo porque vão depender das parcerias com as Teles de fora ou com os acordos de países. As Teles não são obrigadas a fornecer seus serviços a estrangeiro somente porque venha aqui, e se brincar, nem chega a gastar financeiramente aqui.

A Jio operadora Índiana sem rede 2/3g desenvolver um app para smartphones sem volte.

1 curtida

Eu acredito que a Anatel ainda tem o poder de mudar isso com uma canetada da noite para o dia, bastava querer.

5 curtidas

Mesma coisa por aqui. Já faz um tempinho que tenho VoLTE na Vivo em Londrina, embora o site indique que só esteja disponível em Curitiba e região.

4 curtidas

Ótima matéria. E como um usuário de um aparelho relativamente antigo, não tenho o VoLTE, mas também a rede da Vivo é muito intermitente por aqui, não adiantaria muita coisa.

@LucasBraga os editores podiam dar uma olhada nesta postagem aqui. Alguns termos que não são nada comuns careciam um grifo da edição pra tornar a leitura mais entendível:

Em média, de cada 100 handoffs [transferências] de chamadas entre redes 4G para 3G ou 2G, 20% caem.

É um termo técnico, era uma citação de outra pessoa, mas ainda assim os leitores não tem que conhecerem pormenores.

2 curtidas

Ou podem aprender algo novo. Um pouco de empenho não faz mal a ninguém.

Sei lá, mas eu acho que lerr um termo em uma língua estrangeira sem nenhuma explicação não é exatamente “aprender”.

E fazer o leitor ir procurar o significado do termo em outro site não é exatamente o que você quer fazer, já que uma das métricas importantes é tempo de retenção de visita.

3 curtidas

Boa sugestão! Editei o texto e deixei dessa forma.

7 curtidas

Não sei como é no Android, mas no iOS só precisa selecionar a palavra e escolher se quer traduzir ou pesquisar, então nem precisa sair da pagina, aparece o card com a informação e já pode seguir a leitura.

Mesma coisa no android, mas ainda não é o ideal.

1 curtida

Tinha um chip da tim e mudei para a claro pelo plano de dados melhor, fiquei surpreso pela falva do VoLTE, achava que já era padrão de mercado pelo tempo que existe. É triste, eu usando meu celular como roteador e toda vez que recebo uma ligação a internet basicamente para de funcionar.

1 curtida

Um dos objetivos do jornalista é informar o leitor. Se ele faz um texto que não consegue informar corretamente e/ou tem lacunas na informação, não está cumprindo sua função (Lucas, não é um ataque a você!).

O Tecnoblog não é um site voltado a somente a quem tem já tem conhecimento em tecnologia, muito menos um site voltado a bilíngues.

É como o @centauro disse, o termo estava lá sem nenhuma explicação.

5 curtidas

O VoWiFi usa exatamente os mesmos conceitos do VoLTE, com excessão que ele exige uma conexão privada, no estilo VPN, antes de conectar no servidor SIP, ao contrário do VoLTE, que vai direto.

Em resumo: se a operadora oferecer o VoWi-Fi, ela já vai ter o VoLTE.

Se vc for cliente Vivo e ter o VoLTE ativo na linha, o VoWiFi vai funcionar normalmente e sem problemas. Caso não tenha, basta solicitar a ativação na ouvidoria (por atendimento normal vai deixar o pessoal louco).

Se vc for cliente Claro, precisa estar no Pós-pago e solicitar a ativação no atendimento, mas amigos dizem q os servidores da Claro estão cheios de problemas e o VoWiFi já é quase ficção.

No 4G, se a operadora não ter o VoLTE, ultiliza-se o CSFB que, em resumo, faz o celular desconectar da rede 4G e conectar no 2G/3G ao tentar realizar ou receber alguma ligação.

No caso do 5G SA, nós teremos o EPSFB, que te desconectará do 5G e conectará ao 4G para conseguir fazer uma ligação (caso a rede 5G SA n tenha o VoNR).

Então um cliente da Claro (a mais atrasada no VoLTE no momento) vai ser desconectado do 5G e levado para o 4G para então ser desconectado do 4G e levado para o 3G/2G. Imagine a bagunça só pra receber ou fazer uma ligação, fora o consumo de bateria e tempo que essas trocas de rede vão causar.

6 curtidas

Minha cabeça está girando só de pensar.

1 curtida

@LucasBraga, nesse caso não vale mais a pena usar o recurso de ligação por WIFI quando o aparelho tem o recurso e a operadora também? Utilizo isso muito na maioria das vezes, tanto em ligações nacionais e internacionais e funciona perfeitamente.

Não sei qual dos dois tem mais qualidade. Até uma dúvida.

1 curtida

Em que caso? Voz Wi-Fi não substitui VoLTE.

1 curtida

Olha, considerando que 1 em 10 sms que tento enviar pela Claro falha, não estranho ela não habilitar tecnologias mais novas…

Na verdade a Anatel é a grande responsável por essa bagunça com o VoLTE. A falta de regulamentação torna o ambiente inseguro para as operadoras.

Quais inseguranças existem na implementação do VoLTE? Só vejo é corte de custos na operadora não ter implementado ainda.

3 curtidas