A bagunça das chamadas por 4G no Brasil e os desafios do VoLTE

7 curtidas

Ótima matéria, já fazia um tempo que estava querendo saber a respeito do VoLTE no Brasil. Eu fiquei curioso que meu Vivo Easy ativou o LTE quando fui para Alagoas, infelizmente não tive como testar, inclusive foi a primeira vez que também vi VoWiFi ativo no meu celular.

No caso o VoWIFI dependente da minha rede ter o VoLTE ativo correto? A diferença é que usa a rede da casa para transmitir os dados, ao invés do 4G da operadora?

Já perguntei a uma atendente sobre a possibilidade de ativar o VoLTE na minha linha, sequer ela tinha informação do que era, no fim disse o que já foi informado na matéria, Vivo Easy não recebe a função. Pelo menos é bom ver que a TIM não está parada nesse quesito.

14 curtidas

VoLTE ainda existe? :neutral_face:

1 curtida

Nem sinto falta dessa funcionalidade. Kkkk

Post incrível!

Um detalhe da Vivo é que, embora ela divulge oficialmente algumas poucas cidades, na prática está disponível para todo o Brasil, bastando apenas virar o switch pra ativar na linha.

Existe e é o futuro, hehe.

Conheço muitas cidades (inclusive a minha) que a TIM implantou unicamente o LTE, ou seja: vc n tem 2G ou 3G e as chamadas são exclusivas via VoLTE, então donos de Xiaomi, por exemplo, não fazem ou recebem ligações.

7 curtidas

é, a minha cidade não tá na lista e funciona.
Mas a Vivo é vagaroooooooooooooooooooosa pra atualizar essa lista do site.

6 curtidas

É o meu caso tbm.

Segundo esse site, nem a capital do meu estado teria VoLTE, mas, na prática, mesmo morando estando no interior tenho acesso normalmente hehe.

1 curtida

A lista de aparelhos do site também tá desatualizadíssima.

2 curtidas

Anatel perdeu a oportunidade de arrumar essa bagunça se tivesse colocado a obrigatoriedade de ativarem pra ontem o VoLTE em todas as linhas ao comprarem frequência 5G

Vai sentir quando começarem a desativa as redes 2g e 3g.

14 curtidas

Deixa, quanto tiverem que brigar pra fazer o NR standalone fazer fallback pra LTE só pra poder fazer CSFB (aka cair pra 2G/3G) eles se obrigam a fazer funcionar.

5 curtidas

Alguém ainda esta com o tópico de estrangeirismo na cabeça

3 curtidas

Tava pensando no problema do VoLTE no roaming internacional, a saída mais rápida e gambiarra possível era lançarem um aplicativo de chamada VoIP usando o teu próprio numero de celular, assim não tem de conversar com o sistema VoLTE do pais que tu tá visitando. Isso me lembra da GVT quando ela tentou fazer isso, mas a internet na época tinha um ping sofrível pra voip.

3 curtidas

Traduz, não entendi nada.

1 curtida

Esse deve ser mais um dos motivos do cartel de telefonia móvel ainda não desativar o 2G, que é muito dependente das chamadas de voz.
Para piorar o atraso, nem interconexão em VoLTE existe. Muito menos roaming internacional usando a tecnologia, o que já é uma preocupação uma vez que operadoras mundo afora estão descontinuando o 2G e o 3G.
E às chamadas usando o Wi-Fi, que seriam alternativa ao VoLTE? Como está o Voz Wi-Fi atualmente nas operadoras brasileiras?

3 curtidas

se mais da metade das linhas moveis do brasil nem tem a possibilidade de ativar o VoLTE, interconexão dele é um luxo distante ainda.

2 curtidas

O Freedom era bom demais, adorava aquele app

3 curtidas

Faço o que, são os termos que se usa.

Fallback é cair pra uma tecnologia anterior.
Standalone vocês devem conhecer por SA (em oposição a non-standalone, NSA).

8 curtidas

otima materia. onde eu moro so tem sinal na banda 28, somente tim lte pega aqui. depois de testar casei com a tim. é mais cara. mas nao tenho do que reclamar.(Mentira, tenho que reclamar que a tim nao portou meu numero pré para tim empresas, 4 meses aguardando ja).

8 curtidas

Em outras palavras: a Tim até que tenta, mas a concorrência tá nem aí

7 curtidas

Acho uma falta de respeito das operadoras com oa clientes nacionais e q vem ao brasil. Se o cara tem um oppo um realme ou um xiaomi, etc… E vem so a passeio como q vai usar a tecnologia no país? E os q moram aqui tbm nao podem usar simplismente pq as operadoras n liberam para os aparelhos, so usa donos de aparelhos q elas querem. A anatel poderia chegar junto nas operadoras quanto a isso!

5 curtidas