Se for pago eu acho difícil alguém se propor a pagar, pois ela deve ficar mais inteligente pra responder perguntas de LLM, mas ainda será limitada para comandos do dia a dia.
Hoje mesmo a Alexa demonstrou sua burrice comigo, eu defini um alarme para às 14:55 e depois perguntei quanto tempo faltava pro alarme tocar, ela disse “seu alarme vai tocar às 14:55”, mas não fez o cálculo de quantos minutos faltavam. Refiz a pergunta de 3 formas diferentes, mas ela sempre dava a mesma resposta.
Não tem como tu saber, o ChatGPT é sensacional, só é extremamente caro, mais de 100 reais por mês. A maioria das pessoas no Brasil não assina por causa do preço absurdo.
Mas se a Alexa der um salto de capacidade, o céu será o limite no seu uso, tu pode ficar em casa, batendo papo com ela treinando um idioma, poderá esclarecer questões mais complexas que hoje só consegue usando o celular ou indo num PC.
Se ela dar esse salto de qualidade, eu sou muito inclinado a pagar. Eu me atiro num período de teste pra ver, e mesmo se tiver que pagar já de arrancada, eu sou inclinado a pagar um mês para experimentar, ainda mais se eles conseguiram deixar com a voz da Scarlet…
Mas se for preço de mensalidade do ChatGPT eu nem experimento, deixo na clássica que já me atende a casa inteligente.
Pra mim ela teria de conseguir criar rotinas complexa de automação somente por comandos de voz, sem ter de ficar brigando com o aplicativo, e ainda sugerir novas rotinas sozinha.
Utilidade da Alexa pra mim é ligar e desligar luz. Não precisa mais do que isso.
Depende, pq pra mim, minha esperança é que ela adote uma proposta parecida ao que faz com o Kindle ou Amazon Music:
• Tem o plano “Unlimited”, com todos os recursos da plataforma;
• E tem o plano “Prime” (incluso na assinatura do Amazon Prime), que são mais limitados em recursos, mas funcionam plenamente!!
Uma Alexa que tivesse capacidades de IA, mas sla, com limite de tempo de interação no modo IA (como tem no modo voz do plano gratuito do ChatGPT), incluso no Amazon Prime, seria excelente!!!
Concordo!!! Até pq, eu sinceramente acho o app da Amazon, tem uma interface péssima pensando em “casa conectada”, nisso, a interface do “Google Home” é muito melhor (mas tbm, pq o app do “Google Home” é separado do “Assistente” e “Gemini”)!
Siiiiim!!! Torço muito pra que seja nesse nível, até pq no Brasil, temos basicamente um “monopólio” das Amazon Echo (já que o Google, basicamente, com a linha “Nest”, abandonou o mercado nacional; e a Apple, nunca se esforçou em trazer o Homepod pra cá), então torço pra que com a IA, a Alexa deixe de ser apenas um “interruptor por voz”, pra virar realmente uma IA (já que não poderemos contar, pelo menos não oficialmente, com os Google Nest com Gemini por aqui)!
Eu tenho a versão paga no meu trabalho, mas confesso que não vejo tanta diferença da versão gratuita. A diferença era maior antes de liberarem o 4o gratuitamente.
Hoje em dia a principal diferença é que a versão paga não tem as limitações da gratuita, mas em inteligência é bastante equivalente.
Sim, eu entendo que isso seria possível, isso até já é possível pelo GPT via áudio, já conversei bastante com ele. O Gemini também faz isso.
O que eu citei é que o GPT talvez não irá se integrar tão bem com a Alexa.
Eu citei o exemplo de perguntar quanto tempo falta para o alarme tocar, a Alexa não saberia responder isso e então iria bater na API do GPT pra perguntar pra ele, mas aí o GPT também não saberia responder por não ter acesso a essa informação.
É possível que a Amazon consiga fazer uma boa integração, mas por conta de privacidade pode ser que nunca façam.
Outro teste interessante seria pedir pra Alexa acender minha lâmpada do quarto na cor do time Grêmio. A Alexa sem LLM não consegue fazer isso, mas se o LLM foi bem integrado isso funcionaria. Caso não seja bem integrado, o LLM apenas irá responder que a cor do grêmio é azul e que ele não consegue acender lâmpadas.
Se a Alexa atual compreendesse alguns aspectos de contexto que o Google home já possui, já seria muito bom. Não sei como,mas o gogle hoje sabe identificar quantas lâmpadas estão conectadas a um interruptor , fora dizer que em tv smart com Alexa e Google ele me aprece funcionar melhor, pois o comando funciona de forma mais simples que a Alexa.
Em termos de Brasil, nosso “gap” ainda é a disponibilidade e os custos de aparelhos inteligentes. Fora luzes, sensores de temperatura e itens de segurança , como câmeras , o restante do universo de uma casa, por aqui ainda passa longe das automações. Claro, que sei que os itens existem em nosso mercado, mas como são poucas as opções os preços ainda são astronômicos. É raro de achar até em lojas físicas mais sofisticadas, quando existem os preços estão muito acima do mesmo item sem e lá fora já não é as assim sempre. Enquanto não tivermos um aumento da oferta de máquinas de lavar, cafeterias, geladeiras e outros itens de casas inteligentes a brincadeira vai continuar no básico e os comandos de voz não precisarão muito mais do que o atual.
Gostei do exemplo do time, acho que se pedir para acender com a cor da maior torcida do Rio Grande do Sul, ela liga no azul até na versão atual kkkkk
Se pedir pra ligar na cor do primeiro campeão mundial do Sul do Brasil, vai de azul também.
Então, essa tua dúvida faz todo sentido. Vamos ver como vai ser comportar.
Eu tb falo com o GPT por voz, mas pouco pois tem o inconveniente do celular. Em caixas echo espalhadas pela casa será perfeito.