Logo revertem e mantém permanentemente. Isso é sem volta, foi a mesma coisa em Belo Horizonte, tentaram proibir, até o Ministério do Trabalho entrou na roda e não deu certo, o serviço explodiu em popularidade graças ao trânsito daqui que tá a cada dia pior e é a modalidade mais usada na 99, ao ponto que a Uber teve que correr atrás e passar a disponibilizar também.
Eu particularmente não uso pois acho perigoso (andar de moto em si), mas a partir do momento que as pessoas descobrem isso e reduzem o tempo de deslocamento pela metade ou mais, fica difícil proibir. Pra não falar que a popularidade das motos e o trânsito infernal são na vdd sintomas de um problema maior (transporte coletivo lixo q nao tem priorização nenhuma), mas aí é papo pra outro dia.
Se fosse um país decente onde o respeito é mutuo seria uma boa alternativa. No trânsito de SP porem, twnho munhas preocupações.
O q não falta em SP é gente jogando carro pra cima de moto à troco de nada. Isso os q veem os motoqueiros
Não sei se em algum lugar do Brasil tem no 99 ou Uber, mas existe o tal do Tuktuk, que é um “meio-termo” entre carro e moto. É uma moto, com uma cabine montada atrás. Bastante popular na Índia. Não tem os problemas da moto (no sentido de a moto desequilibrar e cair, bem como no sentido de um motorista de carro/ônibus/caminhão não ver), e não tem o mesmos problemas do carro (no sentido de alto consumo de combustível em comparação à motos, bem como no sentido de tomar espaço na pista).
Pra quem não sabe o que é tuktuk:
(Tem versões bem mais compactas/menores, versões, por exemplo, onde a cabine cobre também o piloto/motociclista; essa aí da foto, inclusive, é uma versão elétrica chinesa e com certeza roda bem mais por unidade energética que um Tesla/Chevy Volt/etc, consumindo menos, porque é menos peso; para o trânsito ocidental focado em carros, porém, parece quase um tabu falar de tuktuk)
Pelo menos em São Paulo, tuk tuk acabaria perdendo a vantagem principal do transporte por moto (além dos que você citou): poder cortar o trânsito de carros pegando corredor e economizando tempo.
Aqui na minha cidade um mercado tem um estacionado que teoricamente é pra fazer entregas, mas nunca ví ele rodando.
No Perú tem muito, andei lá e chega a dar medo no transito caóotico de Nazca, o povo que gosta de uma buzina e já vão se enfiando mas no fim parece que todo mundo se respeita e se entende no trânsito, no BR se vc buzinar o cara leva pelo lado pessoal e so falta te bater.
Creio que depende a largura do corredor e do tuktuk. Já vi lugares (não lembro se foi na cidade de São Paulo) que têm uma demarcação para o corredor de motocicletas, porque até então esse lance de “corredor pra moto” era algo ilegal (a moto deveria estar enfileirada na mesma faixa dos demais veículos).
Outra coisa: se tuktuk se popularizasse, reduziria bastante o número de carros. Uma significativa parte dos carros, hoje, são transporte por aplicativo, delivery ou afins, coisas que poderiam facilmente ser trocadas por um tuktuk, se assim quisesse o governo municipal e as instituições.
Se, numa realidade bem utópica, todo paulistano adotasse tuktuks ao invés de carros/caminhonetes, a cidade de São Paulo seria outra. Tuk tuk é mais barato que carro, mais econômico, menos poluição ambiental e sonora (se for elétrico, otherwise tuktuks à combustível trazem apenas a redução de poluição ambiental), consome menos espaço no trânsito, não precisa de grandes garagens ou grandes vagas de estacionamento (o que seria também positivo para os condomínios), e a sociedade poderia até mesmo demandar que o governo municipal aliviasse/afrouxasse a lei do rodízio. Seria mais seguro que motos, mais barato que carros, todo mundo sairia ganhando, até corporações e indústria automobilística que, se quisessem, poderiam passar a focar em tuktuks e lucrar com esse mercado.
Bem utópico, eu sei, mas quando escrevi meu comentário ali, eu fui sonhar um pouco pelo ChatGPT, discutindo com “ele” acerca dos potenciais benefícios desse cenário:
Aqui onde atualmente estou morando, usam para entrega de água e gás, usam também pra um supermercado, e se não me engano tem um que é pra transporte de passageiros regional. Já vi eles rodando várias vezes pela cidade. É bem interessante.
Tuktuk não precisa de CNH A? Se for o caso, capaz de cair na mesma restrição das motos.
Fora outra questão: o preço, as vezes 99/uber Moto sai quase pela metade do preço, somando isso + menor tempo de deslocamento não é difícil entender pq se popularizou.
Um tempinho atrás um app de tuktuk começou atuar em São Paulo mas foi proibido também pois oficialmente ainda é uma moto.
Tem os artigos sobre isso aqui no tecnoblog que foi por onde acompanhei também.
Edit: aqui estar os artigos: Tuk-tuk • Tecnoblog
Sim, precisa. Eu até fiquei interessado nesse modal um tempo atrás, porém quando eu vi que precisava de CNH A pulei fora. Tenho só a B e um pavor incontestável de motos, não ando nem de garupa, então jamais conseguiria me habilitar nessa categoria.
A popularidade desses serviços de moto é por conta do péssimo transporte publico, sempre cheio, lento e caro, sem subsidio do estado no transporte publico não tem como ele funcionar bem.
Bom, mesmo com subsidio não funciona bem. Vide a cidade de São Paulo, que gasta uma nota todo ano com repasse pras empresas de ônibus urbano e mesmo assim a passagem é cara e a qualidade é péssima.