99 lança serviço de mototáxi com promessa de viagens até 30% mais baratas

O q vai ter de acidente com isso não é brincadeira, principalmente pq andar de moto é quase obrigação andar no corredor.
Num carro o passageiro não influi em nada na direção do motorista, já numa moto vc tem que ter o mínimo de conhecimento de andar de moto pra se equilibrar melhor melhor e não desequilibrar o piloto numa curva.

Não que o 99 esteja preocupado com isso, só quer o pioneirismo de mototáxi e o passageiro vai querer viagens 30% mais baratas (mas com 100% mais risco de acidente).

6 curtidas

Concordo contigo quanto a ter alguma noção de equilíbrio na moto, porém acidentes com moto existem desde que a própria moto existe, com ou sem garupa. Assim como nos carros, existem bons e maus motociclistas. Vida que segue.

4 curtidas

Sim, não to colocando a culpa no motorista, longe disso. Ele tbm pode se acidentar sozinho, com certeza.

O q eu quis dizer foi q o garupa pode, sem querer, por não ter noção de como andar de moto causar uma queda. Diferente de andar de táxi/uber q vc não precisa saber como dirige um carro pra ficar de passageiro.

2 curtidas

99 eu gosto mesmo é dos 220% do CDI no 99pay :star_struck:

1 curtida

Curioso a 99 colocando em cidades fora dos estados fora do sul/sudeste. Vamos ver no que vai dar.

Uber Moto só aparece em certas regiões daqui de Salvador. Acho que a Uber só ativa em regiões de trânsito intenso, em que tem grande vantagem ir de moto. Sei lá o motivo.

1 curtida

Aqui no Rio o pessoal está super acostumado a andar de moto táxi. E não tem esses acidentes que vc espera. Não sei se as pessoas dessas outras cidades já estão acostumadas.

Pra mim o maior empecilho é a exigência de capacete próprio do passageiro. Não conheço ninguém que tenha um sem ser os próprios motociclistas.

1 curtida

Mas no caso do Uber vc fala do moto flash né? Apenas para transportar pacotes.

1 curtida

Não, já existe o Uber Moto.

3 curtidas

Acho que o serviço vai ficar mais popular entre os que ja tem costume em andar de moto seja como piloto ou passageiro. Não imagino uma pessoa que nunca andou de moto na vida decidindo de uma hora pra outra pegar carona comercial com um estranho, claro que pode acontecer, mas vai ser bem baixo o número. Seria interessante a 99 fazer um mini treinamento com os pilotos pra instruir os passageiros antes de iniciar a corrida, tipo: piloto pergunta, é a primeira vez andando de moto? aí passa as dicas pra não se mexer muito durante o trajeto, etc.

1 curtida

Já fico imaginando aqui a qualidade das motos. A 99 tem por tradição carros bem mais caquéticos do que no uber. Então nas motos não será muito diferente.

Enfim,tudo é válido pra melhorar a locomoção nas grandes cidades ( pensando mais pelo lado do consumidor). Os transportes públicos seguem deficitários, ineficientes e cada vez mais caros. Mesmo com certo medo de andar de moto,me aventuro cada vez mais. No Brasil se correr o bicho pega,se ficar o bicho come. Não corro risco físico no ônibus,mas corro risco de ser assaltado cedo de manhã em uma parada de ônibus ( além de assalto no interior do mesmo ) muito mais do que sofrer acidente de moto. Pra vcs terem noção: passagem de ônibus vai para 3,90 em Fort daqui alguns dias. Da minha casa pro trabalho,da 9,80- 10,50 de moto. Uma diferença que as vezes compensa em muitos recortes.

1 curtida

Aqui em SP estão debatendo se a passagem vai de 4,40 pra 5,10.
Fora q pra vale transporte a passagem é 10% mais cara

1 curtida

Meu Deus. É preciso o povo ir pra ruas. Mas duvido muito.

Acho importante acima de tudo por uma questão sanitária, ainda mais no atual momento.

Não tem capacete pra andar de moto, não tem q subir numa moto, simples assim.

Como virei usuário frequente, comprei várias toucas descartáveis. Preço é muito em conta. Além de que é prático demais.

Realmente sem condições andar de ônibus aqui em Fortaleza. Depois que muitas linhas deixaram de aceitar pagamento em dinheiro, reduziu o índice de assaltos em ônibus, mas em compensação aumentou muito os roubos em paradas. Assim como você, ainda prefiro o risco de andar de moto do que o de ser assaltado e morto por uma vítima da sociedade.

1 curtida

Reduziram a frota de forma brusca. Fora do dos horários de pico a espera em uma parada é algo irritante. E nos horários de pico demora menos,mas ainda assim aumentou o tempo. Fora que é lotado e agora ( devido a pandemia) sem ar condicionado. Sobre os assaltos, conheço linhas que bem dizer a cada 20 dias tem assalto. O metrô vc já sabe… Pífio. Não cobre nem 20% da cidade. Então o Uber moto é uma mão na roda em vários contextos.

2 curtidas

Verdade, já ouvi muita reclamação de que reduziram muito a frota de ônibus, e foi muito conveniente desligarem o AC, bolso dos mafiosos das empresas de viação agradecem. E metrô é outro onde tem assalto direto também, e a cobertura é pífia, não chega nos principais bairros da cidade. Qualquer alternativa é melhor que transporte coletivo imundo da capital.

1 curtida

Problema é que isso gasta tempo e nesses aplicativos, tempo é dinheiro. Se não tiver alguma forma de motivar o piloto a fazer isso em toda viagem (ou pra todo mundo que indicasse que é marinheiro de primeira viagem), eu não me surpreenderia se muitos pilotos não se dessem esse trabalho.

Acho que o ponto do Jorge é que essa exigência vai diminuir bastante o público apto a usar esse serviço, o que não é de todo ruim do ponto de vista da segurança e saúde pública, mas é ruim do ponto de vista de negócio.
O público alvo vai basicamente ser só quem já anda de moto porque só essas pessoas provavelmente vão ter capacete (e tem a chance de que quem só andee de garupa nem tenha capacete próprio também). Eu, por exemplo, não ando de moto então não tenho capacete e acho extremamente improvável que eu vá comprar um capacete só pra usar o um serviço de mototáxi. Portanto eu já saio do público alvo desse serviço.
Já se o próprio piloto fornecer o capacete, o público alvo se expande (mas daí tem a questão sanitária e a questão dos marinheiros de primeira viagem).