6G no Brasil: Anatel abre consulta pública para sucessor do 5G

chama atenção a destinação da faixa entre 5.925 MHz a 7.125 MHz para a futura tecnologia de telecomunicações.

Ah não, vão querer tirar os 6 GHz do Wi-Fi 6E/7 e vender pro trio? NOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

3 Likes

Entendo querer estar atualizado e pensar no futuro, mas poxa, 6G está previsto pra 2030, nem as bandas não foram 100% definidas ainda, foca na implantação do 5G caramba, força o trio a acelerar.

5 Likes

Como estamos atrasados, a China começou as pesquisas em 2019 e planeja que esteja em ação para as empresas em 2030. :exploding_head:

O Brasil mal tem 100% de cobertura 4G e já tá pensando em 6G… quero nem ver quando chegar o 6G e nem o 5G tiver cobertura completa. hahaha

1 Like

Concordo plenamente pois na minha cidade ainda não há nem 4.5G direito. Deveriam focar em colocar o 5g em todos os municípios já que a maioria dos smartphones nem tem capacidade para o 4.5 g ainda, O bom de começar o 6G agora é porque as marcas começaram implantar nos aparelhos mais cedo. Porém acho desnecessário para um momento. E como você falou focar no 5g.

2 Likes

Na verdade, o espectro também poderá ser usado para Wi-Fi 7. Por isso está em discussão.

4 Likes

O espectro hoje já está liberado pra esse uso. O problema é que está rolando pressão das operadoras (e suas associações) e até algumas pressões geopolíticas para mudar essa destinação e segmentar parte do espectro para uso em redes móveis.

Esse tópico é a prova que a maior parte das pessoas comenta sem ler a matéria

O Brasil… atrasado? Isso é fake news.

1 Like

Enquanto isso, operadora no Huezil segurando VoLTE e VoWifi.

Peguei pré pago nos EUA com tudo incluso.

Sim, estou falando da Claro.

2 Likes

Até por que por lá não tem opção, as redes 2G e 3G foram pro saco.

2 Likes

Pior que com a claro é uma volta para ativar esses recursos, precisa ligar para a central para ligarem o recurso. Mesmo com um e-sim ainda não vem padrão.

O 4G não está em todo Brasil, o 5G é uma promessa que nem funciona direito em algumas capitais e eles estão falando em 6G! É brincadeira viu, a cada dia que se passa estamos com um sinal pior.

2 Likes

Em NY eu peguei uns HSPA+ no Brooklyn.

T-Mobile? Desligamento deles tá meio lenga-lenga, empurraram o fim do GSM de novo, mas jurava que o HSPA deles já tinha ido pro saco.

1 Like

Ainda bem que os comentaristas daqui não trabalham na anatel. É absolutamente óbvio que tem que começar o estudo sobre 6G. Inclusive se a situação fosse "anatel decide não inciar estudos sobre o que 6G, os comentários seriam: o Brasil é uma piada, mais uma vez vamos ficar atrasados.

3 Likes

É uma batalha perdida. Tem caso até de gente que responde aos comentários sem ler o comentário, como aconteceu comigo em outro tópico, que outro participante e eu fomos contestados e praticamente chamados de burros por algo que não dissemos. Dá desgosto, mas tenho tentado simplesmente me acostumar, não tem o que fazer quanto a isso.

2 Likes

As cidades de 150 mil habitantes nem tem 5G ainda e já estão falando de 6G. Esse povo não tem vergonha não? Fora que deveria ser uma rede neutra, onde todos pudessem usar.

1 Like