5G nos smartphones: há algum uso prático?

Segundo essa matéria: Interesse pelo 5G segue em queda e preocupa operadoras em todo o mundo - TudoCelular.com
O interesse das pessoas pela conexão 5G tem diminuído pelo mundo.
Sabemos que o 5G poderia ter aplicações a nível industrial e como um substituto para a banda larga fixa em localidades onde não há backhaul de fibra óptica.
A pergunta que faço nesse tópico é: Há alguma usabilidade prática do 5G para smartphones? As franquias de dados pequenas das operadoras de telefonia podem atrapalhar a experiência do 5G nos smartphones?

1 curtida

Ninguém vai baixar um filme inteiro no 5G… nem usar torrents… pq é mais caro e limitado. Então meio que não faz sentido acessar o Twitter @ 100GBps…

2 curtidas

As pessoas diziam isso também do 4G e do 3G

E ter mais banda não é necessariamente OOOH SPEEDTEST DE UM GIGABIT mas significa e importa mais que você tem mais capacidade pra dividir entre os clientes

1 curtida

100GBps é uma hipérbole… sei lá quanto pega no real.
Mas me referia ao cliente baixar à 100GBps.

1 curtida

Isso é mais interesse das operadoras, não dos clientes.
Claro que isso beneficia os clientes, mas eu acho improvável que tenham muitos clientes pensando em termos de banda a nível de congestão na operadora.
Pro cliente final o que provavelmente importa mais é o custo benefício do plano, buscando um plano que caiba no bolso e atenda as suas necessidades. Se o plano 4G já estiver atendendo suas necessidades, qual a motivação pra contratar um plano 5G?

2 curtidas

Só vejo sentido, para o usuário comum, se puder substituir a banda larga cabeada.

Fora isso, para meu uso cotidiano, não faz a menor diferença o 4G ou o 5G.

2 curtidas

De acordo com essa matéria aqui…

1 curtida

O que eu queria do 5g é que normatizassem a chamada de telefone por dados, mas infelizmente não foi dessa vez.

Não existe obrigação contratual das operadoras para isso nem garantia de que todos os aparelhos vão funcionar, pois a homologação da Anatel nao cobre isso, então semore vamos estar a merce de ter de usa o 2g 3g para chamadas de voz, as vezes ligo pelo o whatsapp quando estou no 4g pq é melhor do que ter de usar o 2/3g (meu celular não tem VoLTE).

E claro, é sempre bem vindo que o celular funcione quando se está no meio de uma multidão, o que nem sempre acontece com o 4g, mas me nego a pagar mais caro num plano 5g.

O cliente pode não pensar, mas certamente vai xingar e reclamar quando o 5/4/3G estiver lerdo.
Qualidade de serviço importa.

E precisa? Tirando a diferenciação besta pra usar Standalone, todos os planos estão com acesso liberado, AFAIK. Até os de algumas MVNO.

Eventualmente as operadoras vão ter que tomar vergonha, até por que elas adorariam avançar pra cima do espectro de 3G e ganhar mais 5MHz de download no LTE e NR.

2 curtidas

eu vi a matéria, mas penso que seja mais pelo comportamento humano do que a tecnologia em se

a primeira coisa é que novidade do 5G já passou, nem se quer são gerado tantas noticias assim e os benefícios, o que gera noticia é chegar em algum local.

e também porque o 4G ainda dá uma boa experiência ao usuário, então não é algo que possa fazer tanta diferença assim na vida das pessoas devido ter tanto poucos produtos que necessita do 5G, querendo ou não, só os smartphones são presentes na vidas das pessoas que usam 5G e de todas funções, somente a chamada de vídeo tem tanto diferencial assim, e mesmo assim, as pessoas não usam tanto na rua pela falta de segurança generalizada no país.

1 curtida

Claro que importa, mas o meu ponto é que o cliente dificilmente vai pensar que a chegada e a popularização do 5G vai ser bom porque vai descongestionar a rede.
Pro cliente geralmente não importa se o motivo do serviço estar ruim, importa que o serviço está ruim.

As pessoas mudam de serviço assim sem motivação com tanta frequência?

Ai é bem feito para ele… quem mandou usar TIM?

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.