5G no Brasil - O que pensam?

Aproveitando a abordagem feita no tópico https://comunidade.tecnoblog.net/t/samsung-lanca-galaxy-s20-s20-e-s20-ultra-com-ate-16-gb-de-ram/3101, quando vocês esperam o 5G aqui no Brasil?

Com a chegada em breve do Samsung (não sabemos se vem com 5G ou não), esse assunto volta à tona.

Resolvidas as questões de interferências, só depois de 2021 como declararam as operadoras ou mais rápido que pensávamos? Lembram da chegada do 4G?

O Brasil é complicado…

Mesmo com as fabricantes e também os consumidores pressionando, ainda digo que a instalação do 5G no BR vai demorar até lá pelo segundo semestre de 2022, e isso para o início da operação nas capitais, onde começarão primeiramente né…

Pra chegar no meu humilde município vai demorar beeeeem mais…

1 curtida

Eu penso que só terei acesso na próxima década, quando talvez chegue na pior versão em minha cidade. E isso sendo esperançoso kkk. O 4G só chegou rápido por conta da necessidade da tecnologia para a Copa de 2014.

1 curtida

Também concordo. Vejo sites de notícias colocando isso pra o 2021, mas nem tivemos o leilão de frequência ainda!

as operadoras não estão com pressa, e nem deveriam, pois a maior diferença do 4G para o 5G esta nas ondas milimetricas que tem um alcance pior do que um WiFi, oque fará que o “5G de verdade” só será visto em praças de alimentação e afins, no restante do tempo você vai estar conectado nas antenas do 4G.

3 curtidas

Penso que a implementação do 5G vai demorar e ainda não vai funcionar como o esperado, com varias quedas ou diminuição na velocidade, imagina que nos não temos nem o 4G direito no Brasil inteiro, então a minha expectativa nem é tão grande assim, é aguardar pra ver.

Na verdade eu nem espero, porque o que temos mal da para falar que é razoável. E nem estou falando somente do 4G, mas também no geral, banda larga principalmente.
Na minha opinião, não adianta nada querer algo melhor, se nem o que tem está bom.

1 curtida

Penso que a adoção do 5G vai ser bem lenta, por que o leilão das frequências ainda nem tem data, as operadoras não estão nada apressadas pra começar a implantar e nem terá algum evento muito importante como foi a Copa pra implementação rápida do 4G, então vejo que vai demorar bastante ainda. Bem que as operadoras podiam melhorar o 4G enquanto não tem previsão pro 5G

1 curtida

Existe uma grande diferença entre o 5G chegar em 2022 e as pessoas terem 5G. Muitas localidades nem 2G possuem, que dirá 5G chegar até elas.

O 5G de ondas não milimétricas, tem velocidade pouco superior ao melhor 4.5G que temos hoje.

O que realmente interessa são as ondas milimétricas, essas sim oferecem altas velocidades de upload e download e latência consideravelmente reduzida.

O desafio entretanto é o custo de instalar pequenas antenas 5G de ondas milimétricas em postes de luz, espalhados por todas as ruas. É uma operação muito cara.

O Brasil não está liderando a implantação, porém vai poder observar que metodologias dão certo e errado. E aplicar a melhor de forma assertiva, concentrado recursos no que dá certo.

Não sou nenhum especialista na área, mas talvez o modelo atual de distribuição esteja errado.

Nenhuma empresa tem grana para colocar centenas de antenas em postes espalhadas pelo Brasil todo. Talvez fosse mais eficaz vender essas antenas por um valor atrativo ao consumidor, para ajudar a subsidiar e difundir a cobertura de ondas milimétricas. Se varias pessoas de uma mesma rua instalarem essas antenas, e essa ação se escalonar, vc já garante uma cobertura uniforme e constante.

O benefício é para o usuário que garante cobertura na sua residência (a ideia parece meio absurda, porém muitas pessoas que moram em cidades interioranas sem conexão celular gostariam de poder comprar uma antena que resolvesse esse problema) e em paralelo essas antenas se somariam as outras da vizinhança e criariam uma rede que beneficiaria a todos.

Quem adquiriu a antena e ajudou a difundir o sinal, teria acesso a um plano de voz e dados mais barato. Quem estiver usando a cobertura 5G e não colaborou na implantação, paga mais caro. Como as ondas milimétricas possuem velocidades que competem com internet cabeada, vc não precisaria pagar dois planos distintos (Wi-Fi e móvel). O seu plano residencial tbm poderia ser o seu mobile e levar ele pra onde quer que vc vá.

Parece meio utópico, mas acho que faz mais sentido por na mão do usuário a implementação do 5G mmWave, que esperar que uma operadora veja vantagem em chegar até mim.

Não tem muita diferença de como é com o Wi-Fi, vc compra o roteador e paga pelo plano de internet. A diferença é que seria uma antena de 5G mmWave que emanaria sinal não só pra vc, como formaria uma rede interconectada. O benefício é que vc poderia usar o 5G como internet fixa e móvel e só pagaria um plano e ainda ajudaria a espalhar a cobertura. Hoje temos que pagar dois planos porque é uma limitação técnica.

Agora eu to na dúvida se me considero um gênio ou um idiota :joy:.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.