5G fará antenas parabólicas pararem de funcionar; Anatel define migração

Originally published at: 5G fará antenas parabólicas pararem de funcionar; Anatel define migração – Telecomunicações – Tecnoblog

Frequência de 3,5 GHz foi destinada para 5G, mas é utilizada atualmente para TV via satélite; operadoras irão custear migração

1 curtida

Mas que beleza hein, quem tem antena parabólica e não está nesse cadastro único vai ter que morrer em algumas centenas de reais pra comprar esse lixo de kit Ku que basta uma nuvem mais pesada e o sinal já cai.

7 curtidas

Em breve muitos kits de parabólica a venda no facebook :joy: :joy: :joy:

Usa uma antena de 120 cm que vai precisa de um baita temporal pra derruba o teu sinal.

Melhor reaproveitar a parabólica nesse caso.

1 curtida

Será que agora a Toda-Poderosa abre o seu sinal digital pra todo o país, ou vai ficar insistindo naquela palhaçada de Sat HD Regional?

3 curtidas

Aqui em casa tem uma antena com banda Ku. Ficou nublado não vê mais nada.
Vai ser bom para a taxa de natalidade do país kkkkk

6 curtidas

chuto que seja uma antena de 60cm? elas são muito pequenas, é aquelas economias porcas das operadoras.
Tem parabólica de chapa de 1,50, aquilo deve pega sinal até da lua.

1 curtida

E vamos de mercado paralelo de antenas, finalmente darei um fim pra antena da SKY que ficou aqui

1 curtida

Muito mimimi atoa, onde vai ter 5G nessa freqüência (cidades grandes, áreas urbanas) quase não tem parabólicas, e no interior onde tem muita parabólica vai custar a chegar 5G nessa freqüência :roll_eyes:

E não já tinha um estudo provando que interferência 5G nessas parabólicas é mínimo?

4 curtidas

Se não chega nem o 3G 850Mhz ou 4G 700Mhz, esse 3,5Ghz não chega nem resquício.

2 curtidas

O bom é que vão acabar com a parabólica analógica, vai ser só sinal digital no futuro.

Veja que interessante,vão investir em 5g se nem o 4 G funciona, melhor,nem o 3 G funciona em td Brasil, vc sai 10km da cidade e o celular já entra no 2 G edge q só da voz,mas n,querem mexer nas parabólica q emite banda c HD pra td país, manda essas operadoras cuida em expandir 3g e 4g e deixa nossas teladas quietas,qual celular supera 70 canal em HD a custo zero???

1 curtida

Eu nem me lembro da última vez que assisti TV convencional e olha que tenho TV por assinatura em casa.

Só uso streaming e o futuro é streaming.

A necessidade por dados e Internet é maior a cada dia. O 5G, além da super velocidade, consegue tratar muito melhor de vários dispositivos simultaneamente.

A mesma coisa aconteceu com o 4G, que é mais eficiente que o 3G.

2 curtidas

3g tá morto, vai ser desligado antes do 2g.

Existem vários acordos para leva o 4g de forma compartilhada a todas as cidades do Brasil em breve, acho que no máximo em 2 anos a cobertura 4g vai ter superado a 2g e 3g, lembrando que a dificuldade de levar 4g aos lugares é a exigência de instalação de cabos de fibra ótica no interior.

1 curtida

Ah sim claro, vamos deixar o país pra trás por causa de tv aberta

5 curtidas

Eu acho que tem uma galera que não está olhando a coisa de forma sensata ou empática. A tecnologia 5G ainda precisa ser melhor trabalhada. A maior crítica é a falta de penetração espacial, que em tese seria necessário ter uma antena a cada esquina (em centros urbanos).

O que o @Eudes falou sobre a dispersão da tecnologia está correto. Os maiores consumidores de parabólica estão no interior e eles serão o últimos a disfrutar do 5G. Muitos estão começando a ter disponível 4G agora, quem dirá 5G.

Falo isso porque moro atualmente no interior e na zona rural muito mal pega uma operadora em alguns pontos mais próximos da rodovia. E só no ano passado é que uma empresa telecom deu o primeiro passo e cabeou um trecho que, adivinha, fica perto da rodovia.

As pessoas que vivem bem pra dentro naqueles “cantões”, serão as mais prejudicadas. Pois terão que comprar equipamentos novos*, que provavelmente serão mais caros por ter menos opções de aonde comprar, além de uma instalação que não vai ser nada barata também.

Pessoalmente, eu gosto da banda C, como mencionaram, ela é mais estável em dias de chuvas. E diferente do que alguns possam achar, parabólica não é só analógica.

Eu acho deveria esperar-se primeiro a tecnologia 5G madurar mais um pouco e nesse meio tempo as telecoms prometerem elevar sua cobertura nacional e na implementação do 5G começar pelos pequenos centros urbanos.


*“Equipamentos novos” porque, além do receptor, será necessário uma nova antena. Já que antenas de tela não são apropriadas para banda Ku. E pelo custo para adaptar, como sugerido, é melhor comprar outra (até porque, muitas já devem estar enferrujadas e emperradas).

1 curtida

Mais do que já esperamos?

Vamos ter o começo do 5G em 2022, quando já tem países com 5G desde 2018.

2 curtidas

Mas errado ele nao esta é so ve antena da sky eu mesmo tive por um tempo , qualquer chuva o sinal ja era ate eu me mudar pra um condominio e por a claro tv a claro tv aki é uma antena grande no qual serve pra todos q tem o serviço com ela pode chover a vontade que nunca cai o sinal

Isso é economia porca das operadoras, é super comum prédios com varias antenas todas da mesma operadora em vez de fazerem o que fizeram no teu prédio, isso só rola pois os clientes aceitam, se começassem a reclamar na Anatel e cancelar o serviço a empresa dava um jeito de usar antenas melhores.

Tu tá ai me provendo que o principal problema da banda Ku é a insistência em usarem antenas pequenas, algo que nunca foi comum na banda C analógica pois sabiam que não funcionava direito.

Não vai ser barata a migração, mas estamos falando de 2 anos até desligarem o sinal na banda C, acho que da pra começar a se organizar agora e migrar com tranquilidade.