5G da TIM pode ir na contramão da Vivo e sair mais caro para clientes atuais

A TIM vai morrer pela boca mesmo, o povo de 2022 não é igual ao de 2013 em que ninguém fazia a menor do ideia das diferenças entre 3G e 4G, amanhã se uma ‘der’ 5G de graça e a outra não, adivinha quem ganha?

7 curtidas

Sentido até faz, já que tiveram um grande gasto com o leilão, além de a partir de agora terem o gasto da compra e instalação das antenas para o 5G standalone.

Isso não é bem verdade já que oque importa é a cobertura, não adianta a vivo não cobrar a mais por isso, mas não ter cobertura onde o cliente dela vive/trabalha e a Tim ou outra operadora ter.

A TIM revolucionou o mercado quando cobrava somente o primeiro minuto das chamadas de duração ilimitada. Sabe-se o porquê, mas resolveu mudar de estratégia e quer se consolidar como uma operadora de maior valor, como a Vivo. O problema é que a qualidade não sustenta e não justifica um valor maior. Claro, a experiência local varia absurdamente, mas no geral, Claro e Vivo têm qualidade superior. Então…

8 curtidas

Eu sou rodeado de pessoas que por algum motivo não compreende a diferença entre chip e contas (Google, Facebook, WhatsApp) e que continuam achando que se perderem o chip, perdem acesso a tudo, então mano, eu posso te afirmar que pra elas ter um 5G na barra no celular vai ser peso final na hora de escolher a operadora

Boa parte do “gasto” do leilão é investimento que a empresa terá que fazer e não exatamente pagamento direto para usar as frequências.

1 curtida

Claro e Vivo tem maior qualidade porque sempre tiveram mais faixa de frequência, seja em 3G, seja em 4G. A Tim arrematou as mesmas faixas no 5G das outras duas, então teoricamente terá capacidade de conexão igual.

Foi o que pensei. Um dos erros da Oi foi exatamente confiar no 3G e ignorar o 4G. O resultado é que hoje em dia o 4G já virou o padrão de 2021.

Ok. Concordo com a falta de frequências da TIM e seus impactos, mas isso não é tudo.

Aqui na Bahia, por exemplo, falta backhaul de verdade! A grande parte das cidades usam uma conexão de satélite que, quando boa, atinge 1Mbps com Ping na casa dos 700ms podendo chegar até 1000ms. Não dá nem pra chamar de 4G LTE.

E isso não é só interior. Você vai pra uma cidade maior e só encontra sites funcionando via rádio… é “raro” ver um site da TIM fibrado. Mesmo se ela tivesse todas as frequências possíveis, a velocidade e cobertura continuariam um lixo. A impressão é que ela trabalha sempre no talo.

EU ACHO que grande parte do medo da TIM com o 5G é porque ela sabe das limitações de backhaul e sabe que ele não vai aguentar nem o início do 5G.

1 curtida

Ai é pra ferrar mesmo, mas esse é o problema do Brasil, é muito grande, muito difícil ter uma rede homogênea, por isso eu sempre falo que a qualidade da operadora vai variar muito de uma região pra outra, as vezes até dentro do mesmo estado.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.