5G completa dois anos no Brasil e não decola em Internet das Coisas

2 Likes

O 5G não compensa muito no Brasil. Ainda mais com as franquias de dados bastante pequenas e o fim do zero-rating para redes sociais.

5 Likes

Ainda está longe de ser abrangente… A maioria das coisas IoT demanda tão poucos pacotes e velocidade que o 4G e LoRa suprem muito bem.

E não adianta ser rápido e ter alcance pífio. 5G não vai suplantar o 4G, vai apenas ser uma conexão extra pra dados… Mas nada que seja tão essencial.

7 Likes

Sinceramente não achei que seria diferente.

2 Likes

No sítio da minha família, se não fosse pela Starlink, o sinal ainda estaria em 90% do tempo 3G e 10% alternando entre 2G e 4G.

9 Likes

Compensa nos grandes centros urbanos com alta densidade de população.

3 Likes

Afff culpa dos empresários malvadões!! Eles não gastaram nada pra implementar o 5G mas cobram uma fortuna pra gente acessar! Governo tinha q intervir e acabar c essa palhaçada! Igual o correios sinal maravilhoso, atendimento de primeiro mundo! Sempre muito cordiais e o 5G funciona perfeitamente… pena q ainda cobram.

2 Likes

Outra questão que o 5G em determinados lugares nem puro é, usa a base compartilhada do 4G formando assim o NSA. Ao trocar o chip na loja da Vivo para se beneficiar do 5G SA, fiz a pergunda se tinha disponivel de cara falaram que não e sem previsão.

2 Likes

Starlink está ganhando muito terreno nas áreas rurais, Musk mandou bem nessa ai.

4 Likes

A telebras fazendo uma rede neutra onde todos as operadoras locais poderiam investir e utilizar, seria ideal mesmo. Nem precisa ser estatal pra não chamar de comunismo, pode ser ppp mesmo.

6 Likes

Até agora só vi vantagem no 5G na questão de upload de dados, download e outras questões da pra levar de boa no 4G. Sobre o fim do zero-rating nem vejo tanto problema, porque o Vivo Easy está ai, contrata logo 100gb e pode esquecer essas questões.

2 Likes

Minha experiência com o 5G é muito boa. A única coisa que é triste, é a falta de investimento das operadoras para as cidades de 200 mil habitantes. Eles demoram demais!! Tem cidade que com 5 antenas você cobre 90% do município, e os caras preferente fazer 20 Erbs por dia numa cidade maior. Faz logo as pequenas, rapaz.
Obs: A Vivo é a que mais lucra e a que menos investe. :expressionless:

1 Like

Ai tu vai ver a quantidade de cliente pós pago onde estão colocando essas ERB e a quantidade aonde tu quer que coloquem e descobre que a investimento nunca vai se pagar na tua região.

1 Like

Na prática, os spots Wi-fi estão atendendo bem a população e o gargalo do 4G que viria a ser substituído pelo 5G não está sendo tão necessário.

2 Likes

E na cidade grande a diferença nem é tão grande de pós. Na Teleco mostra.
Será que no bairro que está essas 20Erbs não só tem prepago também? e ainda cheio de sombra.

Mas esse era um fato previsto…

Como usar 5G em IoT ???
Os devices IoT precisariam ter interfaces celular 5G.
Onde no mundo isso decolou ?

É a mesma coisa o WiMAX, ninguém lembra! Mas o futuro era WiFi em casa e WiMAX em rede metropolitana. Todos celulares, IoT, tudo teria uma interface de rede WiMAX (padrão 802.16). Mas o mercado não aderiu, os fabricantes não aderiram.

O 5G (interfaces de rede celulares) são restritas para celulares, relógios, é pouco explorada em IoT, e o avanço do 5G não mudou isso. É questão do mercado aderir, fabricantes e etc.

3 Likes

Só se a empresa for muito burra.

Oi Móvel já foi vendida e desmembrada entre o trio Claro/Tim/Vivo, não sei pq ficar jogando indireta pra ela do nada kkkkkkk

3 Likes

Talvez eles estejam falando do NB-IoT ou Cat M. Embora ambos sejam tecnologias da época do 4G, o 3GPP considera como 5G também. Não sei como foi feita essa pesquisa e resultado.

Isso não deve ser verdade. O Brasil tem uma das maiores coberturas Standalone do mundo. A Anatel, de certa forma, obriga a operadora a ativar o SA em cada erb que utilize os 3500MHz.

Fora q uma vez q vc já tenha o rádio e o core instalados, o transporte para a rede se tornar 5G é o mais fácil de se fazer.

2 Likes