4GB de RAM nos Androids é considerado uma obsolescência programada?

A impressão que tenho é a seguinte:

Não importa, você comprar o Android do ano, tendo seus 4GB de RAM é certinho, dentro de 1 ano e meio mais ou menos você já consegue sentir uns engasgos na hora de carregar o cache e abrir apps, sem falar de outros implicantes como Google Play Services que sempre uma vez ou outra a Google libera e detona a otimização do sistema.

4 GB de RAM em 2020 para intermediários é o suficiente na sua opinião?
(Note bem, me refiro a intermediários, e não smartphones básicos ou de entrada)

  • Sim, 4GB é o suficiente.
  • Não. (Explique)

0 votantes

1 curtida

Sem dúvidas alguma 4GB já é ultrapassado para a arquitetura do Android em 2020. Eu acho q no mínimo, deveria ter 6GB ou mais.

Com um ano e vários apps instalados, você já sente o sistema se auto boicotando, apps em segundo plano fechando etc.

Tenho um S10e a mais de um ano e já precisei formatar duas ou três vezes porque é evidente a falta de RAM no sistema. Era um saco eu estar ouvindo música e reproduzir um vídeo no Insta e, qnd saia, o Spotify já tinha fechado. Ou eu estar no navegador, abrir o app de 2FA e, qnd voltava pra colocar o código, o navegador já tinha reiniciado.

E olha q o S10e tem 6GB de RAM!

5 curtidas

Já eu uso um S8 que tem 4GB de ram e não sinto problema algum.

Ou seja, depende muito do seu uso e da versão do Android que está rodando.
Pra algumas pessoas, 4GB é o suficiente.
Se bobear, até 3GB dá.

7 curtidas

Pra mim 4GB são o suficiente, (meu celular atual tem 3GB), mas se tu acha que celular é video game, então melhor partir para os 6GB mesmo.

2 curtidas

Curiosidade, isso não é devido ao gerenciador de energia?

Tenho um Redmi Note 7, 4GB é suficiente pra mim (tenho mais problemas com armazenamento, sempre loto os 64GB). Mas digo isso porque o gerenciador de energia da MIUI é bem chato e fecha às aplicações que estão em desuso a algum tempo. Se eu preciso que um app rode em background eu tenho que alterar as configurações pra que esse app nunca seja encerrado. Chutaria que a Samsung faz algo parecido

4 curtidas

Não deve ser falta de RAM, mas o péssimo gerenciando dos próprios recursos do aparelho.

4 curtidas

Se não me engano, o minimo para usar o Android 11 padrão é 3 GB. Na teoria um aparelho de 4 GB saído de fabrica com Android 9, rodaria bem as duas versões seguintes do sistema operacional.

2 curtidas

Pra intermediário está ok.
Pra uso normal (sem jogos) é suficiente ainda.

2 curtidas

Eu tenho um S8 também e para mim os 4GB já estão engasgando.
Nas infos do sistema ele sempre mostra que tem coisa de 900MB ainda livres de RAM, mas dá bastante engasgo.
Meu amigo tem um Note 10 plus, que só de ligar já consome 6GB de RAM.
Para um uso BEM moderado, talvez até dê para usar por 1 ano, mas depois disso esquece.

1 curtida

Passei 3 anos com um Zuk Z2 que tem 4GB de ram, ano passado passei para o A50 que também tem 4GB, nos primeiros dias logo percebi que o gerenciamento de RAM da Samsung é mais agressivo do que o Android puro, é algo que incomoda um pouco ainda quando estou no navegador, no resto das aplicações acho super de boas, e espero passar mais 3 anos no mínimo.

2 curtidas

Samsung tá fazendo algo de errado ai ou tem muito aplicativo rodando em segundo plano, só travar eles que resolve.

1 curtida

4GB RAM para intermediários já meio repetitivo!! Tem que partir logo aos 6GB RAM – certas fabricantes estão indo nesse caminho!!

Básicos e intermediários básicos com 4GB estão ok!!

1 curtida

Isso é bem estranho.

Como nunca tive um smartphone com mais memória ou sistema mais recente, não posso dizer nada com certeza, mas seguindo o exemplo do Windows 10, quanto mais RAM tem o sistema, mais o Windows usa. No caso, é como ele gerencia a memória mesmo. Pode ser que o Android faça o mesmo.

2 curtidas

Pois é
O Note plus tem 12GB de RAM, então ele tem sobra pra deixar tudo aberto ou esperando pra abrir a qualquer momento.
Fora que ele tem o Dex mode que fica pronto pra vc usar via Wifi no Windows, se quiser. A resolução da tela é enorme e talvez usar apps com tanta resolução preciso de um pouco mais de memória também.

1 curtida

O meu está com a bateria horrível já, para algo que não tem nem 2 anos de vida, mas esses problemas de memória não tenho passado. Mas estou longe de ser heavy user, só coisas básicas mesmo e não costumo ter muitos problemas com apps sendo reiniciados…mas achei que 6GB já dava conta do recado tranquilo para quem não joga e tals.

Assustador, ao meu ver, para essas coisas básicas sem multi-tarefa ter esses problemas com 6GB.

1 curtida

Boa parte das engasgadas no Android têm mais haver com a bateria se deteriorando.

Além disso, velocidade está diretamente ligada à otimização das atualizações de software do fabricante.

Um exemplo é a linha A da Xiaomi, a cada atualização que eles lançam o sistema fica mais bugado e lento. Se você instalar uma ROM alternativa o celular volta a ficar rápido. Ou seja, não é problema de hardware, é o desinteresse da fabricante com o aparelho antigo.

Estou com um Mote One Fusion + com 4GB de RAM e o aparelho é bem rápido. Uso muito para trabalhar (desenvolvimento de apps) e jogar. As trocas de app são rápidas, ficam abertos sem recarregar toda hora. A Motorola é conhecida por ter um Android limpo e otimizado.

6 curtidas

Puts meu Mi 9 com 6GB de RAM faz isso também… Aff

2 curtidas

Já pensou que a engasgada pode ser por outros motivos e não pela quantidade de memória? Processador é um fator a ser levado em conta nisso(Diria eu até mais que quantidade de RAM).

1 curtida

Cara, esse negócio de bateria é osso mesmo! Meu Xioami Mi 9 6Gb/128Gb fez um ano de uso em setembro/2020, mas a bateria dele já tinha por volta de 600 ciclos de uso e a vida útil estimada era de 500 ciclos completos.

Resultado, dos 3300 mAh prometidos, o bichinho só tinha 1900 mAh que se esvaíam como água num aquário pequeno e furado.

Consequências: o celular apesar de se manter bom (funcionamento sem travamentos, boa performance em produtividade, cotidiano e jogos casuais), não me durava nem 5h usando direto. Isso era frustrante demais!

Como dou muito valor ao meu dinheiro (e olha que paguei baratíssimo nesse cell), não me conformei em torrar 3K em um celular novo (não pago isso!) e decidi restaurar o Mi 9.

Dito e feito, comprei uma bateria nova, supostamente original dele, no AliExpress por R$60,00 com frete. 40 dias depois ela chegou e encontrei uma loja boa na minha cidade que fez a troca e instalação (muito bem feita) por R$80,00. Ou seja, R$140,00 e meu celular mudou completamente. A bateria nova dura super bem, leva tempo pra perder a carga e, não posso provar isso, mas me parece que o celular está funcionando melhor também. Mais “leve”, sem fazer esforço.

Sei que não é o tópico em discussão, mas já que estamos falando da influência da bateria na performance, uma coisa que eu aprendi e ajuda muito a preservar a bateria é seguir as dicas do app Accubattery (tem pra Android de graça na loja de apps). Por exemplo: deixo o cell descarregar só até 20% e o carrego apenas até 80%, o que “custa” para bateria apenas 0,2 ciclos de carga (ao invés de 1 ciclo inteiro - de 500 estimados de vida útil). Além disso, por conta própria e sem evidências científicas disso, passei a carregar 90% das vezes meu Mi 9 na carga lenta 1A 5W num carregador padrão, ao invés de usar a carga rápida (18W 2.1A) do carregador original.

Entendo que a bateria deteriorada prejudica qualquer sistema eletrônico, e com celulares não deve ser diferente. Então, hoje, prezo bastante pela “longevidade” desse item que é o que mais se desgasta num device.

De qualquer maneira, espero não ter sido prolixo e ajudado a comunidade.

Até +++++++++

3 curtidas

Sem dúvidas.

Tenho até um caso similar com bateria.

Contudo, se o sofrware não dá conta, o que resta é investir em hardware.

2 curtidas