256GB em 2022: luxo ou necessário?

Estou pra sair de um Redmi Note 9S, que é um baita celular, mas com 64 GB hoje não me atende da forma que eu gostaria.

O objetivo inicial era um celular com 256GB, mas os preços no Brasil estão muito abusivos. Aí fica a questão: em 2022, 256GB é luxo? Dá pra viver bem com 128GB? O que me dizem de suas experiências pessoais?

3 curtidas

Em julho faz 2 anos que fui de um celular com 32GB para um com 128GB, e tem me atendido perfeitamente, para ter uma ideia tem mais de 40GB livre ainda.
Acho que a pessoa só vai precisar de 256GB hoje se ela for alguém que gosta de filmar com o celular ou se for usar ele para trabalhar, e nessa ultima ainda dependerá do trabalho que a pessoa tem.

5 curtidas

Tenho 128GB e acredito que vai dar pra viver tranquilo, particularmente ainda não consegui encher o armazenamento por completo como ocorria no passado com 64GB. Confesso que sinto falta de mais armazenamento para as músicas, normalmente esses 42GB eram só do Spotify, fora uns 13GB que tenho por fora. Mas como sempre tento deixar uns 5-10GB livres termino evitando baixar mais.

Nem posso reclamar também, nesse meio tenho todos aplicativos que preciso, PDFs de livros para estudo, uns 6GB de jogos pra emulador e uns 12GB de conteúdo pra assistir.

Armazenamento quanto mais tenho, mais eu uso pois acho conveniente ter algumas coisas offline e ter total tranquilidade caso precise tirar fotos e vídeos sem preocupação com armazenamento. E claro depende do uso da pessoa, eu tenho muita coisa desnecessária nesse celular, só que mantenho armazenado com a mentalidade “vai que preciso”.

4 curtidas

Aqui é 64gb interno + 128gb do sd, pq gosto de ter bastante cache de conteudo online e não me preocupar com espaço (se bem que o espaço interno tá no fim por causa do whatsapp).

Então se puder optar por um celular com entrada SD os 128gb devem ser um bom espaço, pq se faltar sempre tem o SD como apoio.

2 curtidas

De 2018 a 2020 tive um celular com 128gb e era mais q suficiente pra mim. Agora tenho de 256 pq é a configuração padrão do aparelho, se fosse 128 não me incomodaria.
É um luxo um tanto desnecessário se vc não filma demais e se filma, paga armazenamento em nuvem.

Como muitas coisas, depende do seu uso.
Você gera/salva muita mídia no smartphone (grava vídeo e tira foto na maior resolução possível, baixa tudo E deixa salvo as mídias dos grupos de whatsapp, etc)? Se sim, 256GB pode ser necessário.
Você tem algum serviço de backup na nuvem? Se sim, 256BG pode ser apenas um luxo.
Você deixa um monte de aplicativo inútil instalado no aparelho só pra “ter naquela emergência que pode acontecer uma vez a cada década quando as luas de Júpiter e Saturno se alinham com a Nebucula Minor na segunda sexta-feira 14 do mês de abril de um ano bisexto”? Se sim, 256GB pode ser necessário.
Você deixa um monte de arquivo no smartphone (que nem o Júlio)? Se sim, 256GB pode ser necessário.

Claro que para praticamente todos esses cenários um cartão SD pode ser uma solução também, mas não sei se vai ser mais barato ou não. Fora que acessar arquivos do cartão SD é mais devagar do que da memória interna, então tem que ver quão impaciente você é também.

2 curtidas

Em 2019 comprei um Galaxy Note 9 de 128gb e coloquei um sd de 128gb, já que mesmo naquela época só 128gb não me atendiam. Tenho muitas músicas salvas no offline do deezer, além de séries e filmes.

Recentemente comprei o Galaxy S22 Ultra com 256gb e já estou preocupado que talvez esses 256gb não sejam suficientes nos anos vindouros.

2 curtidas

Eu uso celular com 128gb desde 2019 e até então tem me atendido muito bem. Duas vezes já recebi notificação que estava com a memória quase cheia, mas aí fiz uma limpa e em poucos minutos liberei mais de 20gb.
Por enquanto 128gb é suficiente pro meu uso, só preciso excluir algumas coisas a cada 5 meses.

Algumas perguntas tem que se fazer, a principal delas é se você é um heavy user – extrai o máximo de desempenho do seu aparelho e quer que ele tenha todo armazenamento disponível pra quando você precisar. No meu caso, quase metade nesse momento está sendo ocupado. Já cheguei a ocupar 60% disso (ou seja, nem luxo, e mais do que necessário, um aparelho de 256GB).

Como pode ver, só de aplicativos tenho mais de 50GB instalados. Alguns desses apps ocupam muito espaço mesmo pois são apps de edição de vídeo/foto ou apps de produtividade, ou ainda apps de streaming que tenho arquivos baixados. Quase 100GB só de vídeo, pq eu gravo muito (e em 1080p, nem sempre é em 4K) pra depois editar.

Não gosto de me preocupar com armazenamento, por isso tenho de sobra. Celular, pra mim, é de 500GB pra cima, e receio que num futuro distante, tenho que partir pros de 1TB (que já estão dando as caras por aí).

tl;dr:
Se você não é um usuário assim, é usuário comum, dependendo de como você utiliza seu aparelho, 128GB tá de bom tamanho. Menos que 128GB é que não dá. Só um detalhe: armazenamento é algo que vai se preenchendo com o tempo, isso é inevitável. E pra não ter que ficar fazendo racionamento de espaço no futuro, se você não pretende trocar tão cedo, ou colocar um cartão (o que não recomendo), vá de 256GB, pois um de 128GB provavelmente vai lotar.

Outro detalhe importante: armazenamento está diretamente relacionado com desempenho também, seja por causa do software (porque os aplicativos e o sistema rodam inúmeros processos complexos, criando arquivos no armazenamento pra executar funções e quando o armazenamento está lotado, fica mais complicado fazer isso, aí pesa no desempenho), seja por hardware (a construção dos componentes de armazenamento com o restante do aparelho entrega tanto maior fluidez, quando roda o sistema, quanto maior essa unidade).

Para o meu uso, muito armazenamento só faz sentido durante viagens. Mesmo assim, é só para quando faço muitas filmagens ou tiro muitas fotos e não tenho rede para subir para a nuvem. E mesmo assim, nunca devo ter chegado a 100GB.

Não armazeno nada offline além de músicas, que não ocupam muito espaço também. O que chega por WhatsApp e precisa ser guardado, eu armazeno em algum serviço mais apropriado e excluo até a conversa (detesto aquele monte de conversa ls abertas).

Da pra se virar com 128GB, mas com 256GB não precisa deletar nada.

2 curtidas

Depende do seu perfil e da profissão. Se depender, nem um celular de 1 tera resolve. Você olhando o armazenamento do seu celular pode te dar uma ideia de como te ajuda, com qual tipo de arquivo você mais tem, e os aplicativos.

Qualquer coisa, faz que nem o @Felipe_Silva mencionou, a possibilidade de usar cartão SD é bom, ainda mais se for somente para armazenar arquivos, neste caso não precisa de ultra velocidade que o armazenamento oferece.

Comigo, vejo que é um luxo, tenho celular de 128GB desde de 2016, nunca passei da metade tirando quando fiz um backup do PC e não estava afim de mandar para a nuvem e passei uns 70GB para o celular.

Hoje em dia, com a questão de roubo de celular, estou usando menos armazenamento no celular.

1 curtida

Depende muito da necessidade. Mas vou usar a minha realidade como exemplo: sou usuário de iPhone e tenho com meta mantê-lo em mãos por muitos, muitos anos. No entanto, o que sempre me faz trocar antes do esperado é o armazenamento.

Dessa vez, eu comprei de 256 GB em vez de 128 GB (o mínimo do iPhone 13). Tomei essa decisão porque o celular terá um tempo de vida útil maior, já que a Apple não oferece entrada de cartão de memória. Fora que a diferença de preço não estava muito grande no dia que comprei.

Eu acho que vale a pena, sim, optar pela opção com mais espaço. Porém, é aquilo: só gaste a mais se houver realmente necessidade.

7 curtidas

Tenho um note 10+ com 256gb já fazem 2 anos, o celular tá mais rápido do que quando comprei e a memoria tá em 50% de uso, pra quem pretende ficar bastante tempo com celular e quer ele sempre rápido acho que quanto mais memória melhor.

3 curtidas

128 é suficiente pra maioria dos usuários comuns.

Mas armazenamento, quanto mais melhor.
Meu aparelho hoje tem 128gb. Provavelmente o próximo terá no mínimo 256gb.

3 curtidas

Pasta Segura: 15,08GB

E esses 15GB de pornô ai? hahahahahaha

2 curtidas

eu tinha um Galaxy S10e com 128gb, nunca cheguei a usar toda a memória dele, e tiro fotos para perícia com frequência. hoje tenho um iphone 12 com 128gb, e utilizo muito serviço de nuvem da onedrive. Prefiro um bom serviço de nuvem, onde eu possa ter todos meus arquivos em múltiplos dispositivo e salvos. do que apenas na memoria interna do aparelho.

Isso ai deve ser o trabalho de fato, o pornô deve estar nos app de “produtividade”

2 curtidas

Eu conseguiria viver com 128gb, porém com 256 eu fico despreocupado com armazenamento. Não preciso apagar mensagens do wpp por exemplo (ocupa quase 10gb atualmente) e eu deixo quantos episódios/musicas/ offline quiser sem problemas

3 curtidas

Tudo depende do uso, mas via de regra 128gb acaba sendo muito pouco hoje em dia. A diferença de preço para um de 256gb acaba não sendo tão significativa e permite o uso sem preocupações por muitos anos. Não sou nenhum heavy user, mas fui olhar :eyes: por curiosidade e já estou com 164gb…

1 curtida