15 alternativas ao Google Workspace (antigo G Suite)

1 curtida

Usei LibreOffice uns meses atrás, fiquei impressionado pelo quanto melhorou, a última vez que tinha usado era lá por 2014 e ainda era bem precário.
Pra quem não precisa de nuvem, ele substitui muito bem o office da Microsoft.

4 curtidas

Destacando que tem a versão portátil pela portableapps.com, sempre atualizado e muito funcional

1 curtida

Em minha opinião, GSuite passou a ganhar em disparado em produtividade, capacidade de busca do Gmail é mil vezes superior que a do Outlook e o sistema de trabalho colaborativo do GDocs é muito superior ao do Office.

No entanto, em mensagens o Slack ainda é muito superior ao Teams e Google Chat.

Para video chamada, Teams e Google Meet arrebentam (Slack já peca miseravelmente nesse quesito)

3 curtidas

Senti falta de uma menção ao excelente https://www.fastmail.com/ na seção de serviços de email.

Tem o Hey também, mas esse é simplesmente caro demais.

Mas para ficar justo a busca a ser comparada na Microsoft tem que ser aquela feita usando o motor do Sharepoint, que é o que acontece quando você usa o Microsoft 365 em um ambiente corporativo…

Mas é essa mesmo que estou comparando.

Faz uma busca de e-mail (principalmente os antigos) em uma caixa com mais de 5 mil e-mails no Outlook (O365 Corporativo) e depois no GSuite.

Cara, a dificuldade do Outlook para achar e-mails, principalmente por apenas algum termo (que você lembra que estava na thread) é horrível.

No GSuite eu achava e-mails em questão de segundos, no Outlook é um tormento.

Busca um nome de arquivo (que estava anexado no e-mail) no GSuite e depois no Outlook.

O melhor, procura por um termo que você sabe que estava no documento (Outlook nem consegue achar dessa forma).

4 curtidas

Meu OneDrive via sharepoint é terrível, não consigo excluir o que preciso e quando quero.
Um colega meu saiu de férias e ele me deu umas aulas de como fazer algumas coisas enquanto ele estivesse ausente, então eu gravei os vídeos pelo Teams. Esses vídeos foram salvos no OneDrive e eu não conseguia excluir, eu tive que interromper o compartilhamento com esse colega e aguardar mais de 24 horas pro compartilhamento ser de fato interrompido e eu poder deletar.

Saudades do Drive Team do Google, aquilo sim é um armazenamento pensado para toda a equipe.

Acho que o grande X da questão é esse, a Microsoft nasceu com soluções locais, a Google já nasceu com suas ferramentas online e colaborativas, então está muito a frente nesse quesito.

Para alguém que usa o básico, o Office365 pode parecer ótimo, mas para trabalhar com equipes remotas, trabalhar em arquivos de forma colaborativa, o GSuite está bem a frente.

Na minha opinião, para o trabalho remoto, a melhor combinação na atualidade é o GSuite + Slack.

Desculpe, mas não concordo. A solução mais robusta para o mundo corporativo é o Microsoft 365. Pequenas e grandes. Minha empresa hoje tem 62 usuários, maioria absoluta remota, editando arquivos de modo colaborativo, trocando ideia no Teams etc.
Prestamos serviços para grandes empresas (Vale, AngloGold Ashanti, Samarco, Fundação Renova) e todas elas, sem exceção, usam Microsoft 365…
Era para pelo menos umazinha dela usar o Google, então, não acha?

2 curtidas

Só porque você passou por algumas empresas que usam o O365, sua opinião tem mais valor? Ou as empresas que você conheceu é quem decidem o que é bom ou ruim, isso?

Se for assim: Nubank, SulAmerica, Colgate-Palmolive, Tempest, Whirlpool, Carrefour, Porto Seguro, Uber, Spotify, Twitter, Netflix, Airbnb, Pinterest, são algumas das que usam o GSuite, sem exceção.

Ai eu poderia usar esse argumento para bater o martelo que o GSuite é melhor, visto que são empresas gigantescas e que “Era para pelo menos umazinha dela usar o O365, então, não acha?”?

Cadê seu deus agora?

O fato de empresas grandes usarem determinada solução, não a torna melhor. Se assim o fosse, Zimbra seria maravilhoso, pois temos grandes empresas que ainda o usam.

Tem empresas que ainda usam o Internet Explorer, ele é melhor que os demais navegadores?

O que comentei foi a minha experiência com as duas soluções, dei exemplos de comportamento delas e é isso que importa em uma opinião sobre produtividade.

Além disso, eu não disse que o O365 e o Teams não funcionam, disse que não são tão produtivos quanto o GSuite + Slack. Uma coisa é dizer que não funciona e outra é dizer que algo é mais intuitivo.

Fora que é fácil você achar que o O365 está ótimo, se nunca teve convivio com outras opções.

Portanto, você pode até discordar, direito seu e não irei questionar sobre isso (Uma vez que deixei claro ser uma opinião - De quem viveu os dois mundos em companhias com mais de 5 mil funcionários). Mas primeiramente, vá para uma empresa com muitos funcionários em atividade remota e, muitos funcionários, são mais de 600 ao menos, depois você terá uma opinião formada sobre qual te deu mais ganho de produtividade :wink:

4 curtidas

Vale um grande parênteses aqui.
Microsoft é a grande marca corporativa, especialmente para empresas antigas e engessadas.

Ou seja, muitos executivos procuram soluções Microsoft (ou vendedores procuram estas empresas, nunca saberemos) sem nem pesquisar direito o mercado. Tomam decisões escolhendo soluções sem nem entender o que é realmente melhor para o seu time.

Já trabalhei em algumas empresas médias e grandes e todas elas usavam soluções MS e em todas elas eram uma porcaria, todos meus colegas xingavam todo aquele suite horroroso.

Obviamente não tô dizendo q este é o seu caso, só quero deixar claro q, só pq todo mundo usa uma solução, não necessariamente ela é a melhor solução. Talvez seja a mais popular entre aquele nicho.

2 curtidas

Alguém conhece algum comunicador por vídeo q dê para compartilhar tela e tal e ainda forneça a opção de escrever na tela?

Atualmente conheço e uso o Slack, ele faz isto muito bem, mas queria conhecer outras opções.
Vlw! :grin:

Pode incluir órgãos do governo, MS é quase que obrigatório

1 curtida

Oi Goku, bom dia.

Você deu sua opinião “Para alguém que usa o básico, o Office365 pode parecer ótimo, mas para trabalhar com equipes remotas, trabalhar em arquivos de forma colaborativa, o GSuite está bem a frente. Na minha opinião, para o trabalho remoto, a melhor combinação na atualidade é o GSuite + Slack.

Eu dei a minha “Desculpe, mas não concordo. A solução mais robusta para o mundo corporativo é o Microsoft 365. Pequenas e grandes.

Não disse que a minha tem mais valor que a sua, nem lhe ataquei pessoalmente ou fiz suposições acerca da sua pessoa. Peço que reveja sua postura.

1 curtida

Eu acho que o Zoom também tem isso, mas não sei se é um recurso pago ou não.

Você deu uma baita carteirada e agora vai se fazer de esquecido e questionar a minha postura? Faz-me rir! Tem uma galerinha que escreve e esquece…

Antes de questionar postura, volte e leia o que REALMENTE DISSE e o que eu REBATI

Pelo visto, vou ter que repetir tudo que disse anteriormente. Você pegou algumas empresas que conheceu e usou isso como argumento para apontar sua opinião como a correta. Sendo que, como eu disse, para começo de conversa, para termos opinião de qual nos é mais produtivo, antes precisamos ter passado pelas duas soluções. Você deixou claro no comentário que sempre viveu dentro de Microsoft, então não tem como opinar qual é a melhor.

O GDocs não serve pra mim, pois ainda é muito capado de recursos para quem faz longos relatórios, com legendas, vínculos, apresentações, etc.

Ainda opto apenas pelo MS Office (e sua integração) e, como fui heavy user do LibreOffice por 10 anos, ainda nos primórdios do OpenOffice, ainda tenho consideração com ele, como segunda opção.

2 curtidas

Eu abandonei o OpenOffice/LibreOffice por isso.

Todos os clientes citados aqui foram meus e todos eles usam o MS Office e os problemas de compatibilidade eram grandes qd meu pacote não era o MS Office. Então foi uma decisão fácil e acertada de alinhar a empresa com o que meus clientes utilizam.

Hoje tenho clientes como Nubank, Loft, Ambev, JBS, Porto Seguro, Outback, McDonalds, dentre outros players de varejo, e todos também usam o MS 365 e, por isso, na troca de projetos, documentos e planilhas, tem sido mais fácil e compatível usar esse modelo da Microsoft. Nenhum ideologia envolvida - apenas decisão pragmática, definida no que minimiza erros no meu dia-a-dia e no que facilita o intercâmbio com os clientes que tenho hoje.

Sempre vou valorizar opções como o GDocs e o próprio LibreOffice, mas para o corporativo, difícil fugir dos benefícios que, hoje, o MS Office proporciona (não sei falar MS 365 :smiley: ).

3 curtidas

O Microsoft 365 não é uma alternativa ao Google Workspace.

O Google Workspace que é uma alternativa ao Microsoft 365.

1 curtida